Bolsas e Financiamentos

Bolsas e Financiamentos


MODALIDADES DE BOLSAS OFERECIDAS NA GRADUAÇÃO

1. BOLSA do ProUni:

 

Prouni

São bolsas integrais oferecidas para alunos de baixa renda, como parte do Programa do Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC). Os candidatos devem realizar a prova do ENEM do ano letivo corrente para inscrever-se no processo seletivo do MEC e submeter-se aos critérios de seleção.

Todas as informações são obtidas no endereço eletrônico: http://prouniportal.mec.gov.br/

A PUC-SP não exige a participação no seu vestibular, nem faz outro processo de seleção para os aprovados pelo MEC, mas é responsável pela verificação de toda documentação declarada pelo candidato: renda per capita familiar de até um salário mínimo e meio; conclusão do ensino médio em escola pública, ou particular com bolsa integral; membros do grupo familiar; declaração de imposto de renda, despesas, e outras.

As vagas são determinadas pelo MEC, por curso e turno, com base em 1 bolsa para cada 09 estudantes pagantes.

Comissões Locais de Acompanhamento e Controle Social do ProUni (COLAP)

Consulte abaixo as Comissões Locais de Acompanhamento e Controle Social do ProUni (COLAP's), específicas de cada campi:

  1. Campus Ipiranga
  2. Campus Marquês
  3. Campus Perdizes
  4. Campus Santana
  5. Campus Sorocaba


2. BOLSA FUNDASP:

A Pontifícia Universidade Católica de São Paulo mantém uma política consolidada para a concessão de Bolsas de Estudo aos alunos da Graduação. Tal política é respaldada por uma normatização clara, processos democráticos de seleção, bem como o acompanhamento sistemático do aluno bolsista, de forma a propiciar sua permanência e vivência nos campi.

Através de Editais Públicos são ofertadas Bolsas de Estudo institucionais aos alunos cujo perfil socioeconômico atende a Lei de Filantropia (Lei 12.101 de 27 de Novembro de 2009). São concedidas bolsas de estudo integrais e parciais (50%).

A abertura dos referidos Editais é amplamente divulgada através dos meios de comunicação da Universidade.

 

3. BOLSA MÉRITO ACADÊMICO:

3.1. INTEGRAL: A PUC-SP concederá uma bolsa de estudos integral (100%) ao 1º classificado no Vestibular Unificado de Verão em cada campus. Essa bolsa é pessoal e intransferível e para renovação será exigida a aprovação em pelo menos 75% das disciplinas cursadas.  

3.2. PARCIAL: A PUC-SP concederá uma bolsa de estudo parcial (50%) ao melhor classificado em cada curso, em primeira opção no Vestibular Unificado de Verão, que seja comprovado o egresso de Escola Pública. Essa bolsa é pessoal e intransferível e para renovação será exigida a aprovação em pelo menos 75% das disciplinas cursadas.  

 

4. FIES – Financiamento Estudantil do MEC:

 

SisFIES

Trata-se de uma programa de financiamento do FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, em convênio com o Ministério da Educação - MEC.

Para fazer sua inscrição: http://sisfiesportal.mec.gov.br . Veja também as informações específicas do semestre vigente na aba acima "Fies".

Para fazer a renovação Semestral do FIES:
Em todos os semestres é necessário renovar o contrato com a agência bancária, para tanto fique atento aos prazos divulgados nos órgãos de imprensa.

Lei  FIES - 10.260, de 12/07/2001 e no Art. 6º b para médicos e professores da rede pública:

"Art. 6ºb.  O Fies poderá abater, na forma do regulamento, mensalmente, 1,00% (um inteiro por cento) do saldo devedor consolidado, incluídos os juros devidos no período e independentemente da data de contratação do financiamento, dos estudantes que exercerem as seguintes profissões: (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010)

I - professor em efetivo exercício na rede pública de educação básica com jornada de, no mínimo, 20 (vinte) horas semanais, graduado em licenciatura; e (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010);

II - médico integrante de equipe de saúde da família oficialmente cadastrada, com atuação em áreas e regiões com carência e dificuldade de retenção desse profissional, definidas como prioritárias pelo Ministério da Saúde, na forma do regulamento. (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010)

§ 2o  O estudante que já estiver em efetivo exercício na rede pública de educação básica com jornada de, no mínimo, 20 (vinte) horas semanais, por ocasião da matrícula no curso de licenciatura, terá direito ao abatimento de que trata o caput desde o início do curso.  
(Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010);

§ 3o  O estudante graduado em Medicina que optar por ingressar em programa credenciado Medicina pela Comissão Nacional de Residência Médica, de que trata a Lei no 6.932, de 7 de julho de 1981, e em especialidades prioritárias definidas em ato do Ministro de Estado da Saúde terá o período de carência estendido por todo o período de duração da residência médica. (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010);

§ 4o  O abatimento mensal referido no caput será operacionalizado anualmente pelo agente operador do Fies, vedado o primeiro abatimento em prazo inferior a 1 (um) ano de trabalho. (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010);

§ 5o  No período em que obtiverem o abatimento do saldo devedor, na forma do caput, os estudantes ficam desobrigados da amortização de que trata o inciso V do caput do art. 5o. (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010);

§ 6o  O estudante financiado que deixar de atender às condições previstas neste artigo deverá amortizar a parcela remanescente do saldo devedor regularmente, na forma do inciso V do art. 5o. (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010)"

Lei  FIES - 10.260, de 12/07/2001 e no Art. 6º b para médicos e professores da rede pública:
"Art. 6ºb.  O Fies poderá abater, na forma do regulamento, mensalmente, 1,00% (um inteiro por cento) do saldo devedor consolidado, incluídos os juros devidos no período e independentemente da data de contratação do financiamento, dos estudantes que exercerem as seguintes profissões: (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010)

I - professor em efetivo exercício na rede pública de educação básica com jornada de, no mínimo, 20 (vinte) horas semanais, graduado em licenciatura; e (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010);

II - médico integrante de equipe de saúde da família oficialmente cadastrada, com atuação em áreas e regiões com carência e dificuldade de retenção desse profissional, definidas como prioritárias pelo Ministério da Saúde, na forma do regulamento. (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010)

§ 2o  O estudante que já estiver em efetivo exercício na rede pública de educação básica com jornada de, no mínimo, 20 (vinte) horas semanais, por ocasião da matrícula no curso de licenciatura, terá direito ao abatimento de que trata o caput desde o início do curso.  
(Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010);

§ 3o  O estudante graduado em Medicina que optar por ingressar em programa credenciado Medicina pela Comissão Nacional de Residência Médica, de que trata a Lei no 6.932, de 7 de julho de 1981, e em especialidades prioritárias definidas em ato do Ministro de Estado da Saúde terá o período de carência estendido por todo o período de duração da residência médica. (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010);

§ 4o  O abatimento mensal referido no caput será operacionalizado anualmente pelo agente operador do Fies, vedado o primeiro abatimento em prazo inferior a 1 (um) ano de trabalho. (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010);

§ 5o  No período em que obtiverem o abatimento do saldo devedor, na forma do caput, os estudantes ficam desobrigados da amortização de que trata o inciso V do caput do art. 5o. (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010);

§ 6o  O estudante financiado que deixar de atender às condições previstas neste artigo deverá amortizar a parcela remanescente do saldo devedor regularmente, na forma do inciso V do art. 5o. (Incluído pela Lei nº 12.202, de 2010)"

Para saber mais informações sobre valor de mensalidades e detalhamentos do FIES - Financiamento Estudantil - entrar em contato com a Secretaria de Administração Escolar - SAE - Tel 3670.8484 fies@pucsp.br

5.CRÉDITO UNIVERSITÁRIO BRADESCO:

Consiste num financiamento privado ofertado pelo Crédito Universitário Bradesco. As informações completas devem ser obtidas na página eletrônica www.bradescouniversitario.com.br

 

Setor de Administração de Bolsas de Estudos da Graduação
E-mail:sabe@pucsp.br
Telefone:(11) 3670.8102
SABE

 

 

 


ProUni Renovação

Prouni

RENOVAÇÃO COLETIVA DO PROUNI DO 1º SEMESTRE DE 2018

A PUC-SP deu início ao processo de Renovação Coletiva das bolsas de estudo integrais do ProUni referente ao 1º semestre de 2018.

Os alunos do Campus Monte Alegre devem se dirigir a Secretaria de Administração Escolar (SAE) no período de 14 a 28 de Junho de 2018 para assinarem a renovação da bolsa de estudo do semestre vigente.

Os alunos dos campi Ipiranga, Marquês de Paranaguá e Santana deverão procurar as respectivas Secretarias no período de 18 a 29 de Junho de 2018 para realizarem tais procedimentos.

Os alunos do Campus Sorocaba deverão procurar a Secretaria do no período de 20 a 29 de Junho de 2018.

Aproveitando o ensejo, informamos que toda documentação do seu grupo familiar deverá ser atualizada para confirmar que permanece com o perfil exigido pelo Programa, procedimento necessário para manutenção da sua bolsa de estudo. Deste modo, pedimos que você acesse o link abaixo indicado para preencher a ficha de atualização e agendar horário para entrega da documentação.

OBSERVAÇÃO: É importante ressaltar que é de sua responsabilidade informar ao SABE quaisquer mudanças de membros e/ou rendas em seu grupo familiar.

Para preencher a ficha de atualização e agendar a entrega da documentação clique no link do seu campus abaixo:

Para imprimir os Modelos de Declarações:

Setor de Administração de Bolsas de Estudo

Eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas através do emailsabe@pucsp.br.

 


ProUni 2º/2018

Prouni

Prezado(a) Candidato(a) do ProUni,

Os(As) candidatos(as) pré-selecionados(as) na 2ª Chamada deverãopreencher e imprimir o formulário disponível no link abaixo e, no término do preenchimento, agendar horário para entrega da documentação.

De acordo com o cronograma divulgado pelo MEC, os documentos poderão ser entregues até o dia 23/07/2018, contudo, ALERTAMOS a importância para que façam o mais rápido possível, a fim de que haja tempo hábil de retorno se houver a necessidade de complementar a documentação ou por quaisquer outros motivos, sem prejuízo para concessão da bolsa.

Esclarecemos que a PUC-SP cumprirá, rigorosamente, o cronograma estabelecido pelo Ministério da Educação. Os horários que serão disponibilizados serão para hoje (16/07) e a agenda para os dias subsequentes estará disponível sempre no final do dia anterior.

Por fim, esclarecemos que a entrega da documentação de todos(as) os(as) candidatos(as), independentemente do curso/campus escolhidos, deverá ser realizada na Secretaria de Administração Escolar (SAE), no Campus Monte Alegre, Rua Ministro de Godoy, 969 - Perdizes - São Paulo - SP.

  • Para Preencher a Ficha e Agendar Horário para Entrega da Documentação - Clique Aqui

Para consultar o Edital: clique aqui
Para consultar a Portaria Normativa: clique aqui
Para consultar o Cronograma: clique aqui
Para consultar a documentação exigida: clique aqui
Para consultar a ordem da documentação a ser entregue: clique aqui
 

Para imprimir os Modelos de Declarações:

- Pensão Alimentícia - clique aqui
- Não apresenta renda mensal – clique aqui
- Trabalho Informal – clique aqui

 

 

Setor de Administração de Bolsas de Estudo

Eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas através do email: sabe@pucsp.br.

 


Bolsa FUNDASP • 2018

Publicação do Resultado

Conforme previsto no cronograma, o resultado das análises dos candidatos pré-selecionados no Edital de Bolsas da FUNDASP para o 1º/2018 poderá ser consultado no link abaixo.

Informamos que as 60 bolsas integrais ofertadas ainda não foram preenchidas na totalidade,  por não comparecimento ou por reprovação da documentação apresentada. Os alunos indicados para entrega da documentação,  convocados   respeitando rigorosamente a ordem de classificação, deverão  entregar seus documentos  no dia 16/04/2018.

Os(as) alunos(as) do campus Monte Alegre deverão agendar horário, no link abaixo indicado,  para entrega dos documentos na SAE – Secretaria de Administração Escolar. Os(as) alunos(as) dos demais campi deverão entrar em contato com a SAE do seu campus para programar a entrega da documentação.

Alertamos aos alunos do Campus Monte Alegre que os horários para agendamento estarão disponíveis hoje a partir das 16h00.

Esclarecemos que os aprovados(as) deverão aguardar contato por email para assinatura do Termo de Concessão.

Para eventuais dúvidas entre em contato email  sabe@pucsp.br

Para consultar:

  • O resultado - por ordem de classificação: Clique aqui
  • O resultado - em ordem alfabética/classificação: Clique aqui
  • Para agendar horário (alunos campus Monte Alegre) : Clique aqui
  • Para imprimir: 2ª via da ficha de inscrição - Clique aqui
  • Para imprimir: Declaração de Pagamento/Recebimento de Pensão Alimentícia - Clique aqui
  • Para imprimir: Declaração que não apresenta Renda Mensal - Clique aqui
  • Para imprimir: Declaração de Trabalho Informal - Clique aqui

 

Setor de Administração de Bolsas de Estudo


PROCESSO SELETIVO DO FIES - 2º/2018

fies-logoInformamos aos candidatos que a PUC-SP só aderiu ao FIES na modalidade FIES I.
As inscrições para o processo seletivo do FIES, referente ao 2º semestre de 2018, iniciaram em 16/07/2018 e irão até o dia 22/07/2018 e devem ser efetivadas através do site do MEC (http://fies.mec.gov.br/index.php#ancora)
De acordo com o Edital nº 53/2018 publicado pela SESu o resultado da  pré-seleção na chamada única e a lista de espera serão divulgados, também no site do Financiamento,  no dia 27/07/2018. Alertamos os candidatos para a necessidade de conhecerem a legislação que regulamenta o processo,  que foi estabelecida pelo MEC e define procedimentos, prazos e etapas desde a inscrição até a contratação do financiamento, evitando contratempos que impliquem na perda da vaga.
Os(as) candidatos(as), na medida em que forem pré-selecionados(as) e complementarem sua inscrição no endereço eletrônico (http://fies.mec.gov.br/index.php#ancora) , deverão comunicar o Setor de Bolsas por e-mail no endereço sabe@pucsp.br para que possam ser orientados quanto a entrega da documentação comprobatória.
Lembramos que, de acordo com a legislação vigente, os candidatos deverão contratar o seguro prestamista e entregar o formulário da contratação junto com a documentação. A contratação poderá ser efetivada através dos links:

 

  • Para consultar o Edital nº 53/2018: clique aqui
  • Para consultar a Portaria Normativa 638/2018: clique aqui
  • Para consultar a Portaria Normativa 536/2018: clique aqui
  • Para consultar a Portaria Normativa 209/2018: clique aqui
  • Para consultar a documentação exigida: clique aqui
  • Para consultar a ordem da documentação a ser entregue: clique aqui
     
  • Para imprimir:
  • - declaração de não renda - clique aqui
    - declaração de trabalho informal - clique aqui
    - declaração recebimento de pensão alimentícia - clique aqui

 

Setor de Administração de Bolsas de Estudo
 

Eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas através do e-mail: sabe@pucsp.br.

 

BOLSA-SER PUC

Bolsa Ser Puc

A Fundação São Paulo, Mantenedora da PUC-SP, publica abaixo o resultado das análises dos alunos pré-selecionados no âmbito do Edital de Bolsas de Estudo - Fundo “Ser PUC” para Cursos de Graduação 1º/2018.

Devido a concessão da bolsa ser proveniente de doações do Fundo ”Ser PUC”, é reservado à Fundação São Paulo o direito de divulgar a imagem e informações dos alunos contemplados com a bolsa.

Para consultar o resultado:

Setor de Administração de Bolsas de Estudo
Eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas através do email: sabe@pucsp.br

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