Engenharia Civil



Apresentação 

O Curso de Engenharia Civil da PUCSP é moderno e inovador, que é oferecido no período noturno e sábados pela manhã, na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, campus Consolação. Possui carga horária de 3780 horas, duração de 5 anos (ou 10 semestres), 18 semanas letivas por semestre e 60 vagas. É um curso reconhecido pelo MEC com conceito 4, PORTARIA Nº 247, DE 30 DE JUNHO DE 2016.

Possui uma matriz curricular globalizada, propiciando formação geral na área de Engenharia Civil, permitindo conceber soluções para satisfazer diversas necessidades da sociedade, com tecnologias apropriadas. É uma das mais abrangentes modalidades da Engenharia.

Está estruturado sobre 7 eixos: Básico, Construção Civil, Estrutural, Geotécnico, Hidráulico, de Transporte e Complementar. E, as disciplinas estão organizadas em núcleos, atendendo a Resolução no 11/2002 da Câmara de Educação Superior (CES) do Conselho Nacional de Educação (CNE).

O Engenheiro Civil formado pela PUCSP tem uma atuação importante na sociedade pois proporciona seu conforto, desenvolvimento e prosperidade. Todos os setores sociais são beneficiados com as atividades realizadas pelo engenheiro civil, tais como: projetos, construções prediais, industriais, obras de infra-estrutura, saneamento básico e ambiental, sistemas dinâmicos e integrados de transportes, abastecimento de água, instalações hidráulicas, obras de drenagem e bombeamento e sua compatibilização com o desenvolvimento sustentável.

 

Formas de Ingresso 
  • Processo seletivo por meio de exame vestibular aberto a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente;
  • Processo seletivo específico para portadores de diploma de graduação, sob condição de existência de vagas abertas pela Faculdade, obedecendo ao calendário da Universidade;
  • Matrícula por transferência sob a condição de existência de vaga, obedecendo ao calendário da Universidade ;
  • Prouni, obedecendo ao calendário da Universidade;
  • Reopção de curso, aberta pela Faculdade, obedecendo ao calendário da Universidade.
 
Gestão 

As Faculdades são compostas por: Departamentos, Cursos de Graduação, Programas de  Pós-Graduação stricto sensu e lato sensu, Cursos e Atividades de Educação Continuada, Unidades Suplementares e Núcleos Extensionistas.

A Coordenação do curso é definida através de eleição entre os docentes candidatos que são pertencentes à carreira do magistério. A Coordenação eleita por dois anos de gestão, terá uma carga horária equivalente a 20 horas no qual serão dedicadas para as atividades didáticos/pedagógicos de coordenação, de atendimento aos alunos e professores e participação de comissões em reuniões com outras instâncias da universidade.

As atualizações e alterações realizadas no PPC (Projeto Pedagógico do Curso) são organizadas, acompanhadas e presididas pela Coordenação do curso, juntamente com o NDE (Núcleo Docente Estruturante) e o Colegiado do Curso de Engenharia Civil.

Corpo Docente 

Assis Rodrigues Abbud Villela  

Titulação:

Anos de Casa: 0 anos e 1 meses.

Tempo de Trabalho: 0 anos e 1 meses.

Disciplinas: Saneamento básico e ambiental
Sistema metro-ferroviário

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Carlos Antonio Franca Sartori  

Titulação:

Anos de Casa: 20 anos e 6 meses.

Tempo de Trabalho: 19 anos e 3 meses.

Disciplinas: Eletricidade básica (prática)

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Ely Antonio Tadeu Dirani  

Titulação: Doutor(a)

Anos de Casa: 22 anos e 6 meses.

Tempo de Trabalho: 22 anos e 6 meses.

Disciplinas: Eletromagnetismo
Eletromagnetismo (prática)

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Fabrizio Leonardi  

Titulação:

Anos de Casa: 23 anos e 6 meses.

Tempo de Trabalho: 23 anos e 6 meses.

Disciplinas: Pesquisa operacional

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Francisco Xavier Sevegnani  

Titulação:

Anos de Casa: 45 anos e 6 meses.

Tempo de Trabalho: 45 anos e 6 meses.

Disciplinas: Eletricidade básica
Fenômenos de transporte i
Fenômenos de transporte i (prática)

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Igor Polezi Munhoz  

Titulação: Mestre

Anos de Casa: 2 anos e 1 meses.

Tempo de Trabalho: 2 anos e 1 meses.

Disciplinas: Instalações elétricas

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Karen Niccoli Ramirez  

Titulação:

Anos de Casa: 5 anos e 1 meses.

Tempo de Trabalho: 5 anos e 1 meses.

Disciplinas: Concreto armado i
Materiais de construção civil ii
Mecânica das estruturas ii
Mecânica dos solos e geologia
Mecânica dos solos e geologia (prática)
Trabalho de conclusão de curso ii

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Luiz Carlos de Campos  

Titulação: Doutor(a)

Anos de Casa: 46 anos e 6 meses.

Tempo de Trabalho: 46 anos e 1 meses.

Disciplinas: Mecânica dos corpos rígidos
Trabalho de conclusão de curso ii

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Lydia Rossana Ziccardi Vieira  

Titulação: Doutor(a)

Anos de Casa: 42 anos e 6 meses.

Tempo de Trabalho: 36 anos e 8 meses.

Disciplinas: Cálculo diferencial e integral iii

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Marco Antonio Silva  

Titulação:

Anos de Casa: 8 anos e 6 meses.

Tempo de Trabalho: 8 anos e 6 meses.

Disciplinas: Perícia na construção civil

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Maria Inez Rodrigues Miguel  

Titulação: Doutor(a)

Anos de Casa: 41 anos e 6 meses.

Tempo de Trabalho: 41 anos e 6 meses.

Disciplinas: Estatística

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Matheus Lorena Gonçalves Marquesi  

Titulação:

Anos de Casa: 1 anos e 1 meses.

Tempo de Trabalho: 1 anos e 1 meses.

Disciplinas: Concreto protendido
Mecânica das estruturas i
Optativa - estruturas pré-moldadas de concreto
Pontes e grandes estruturas
Pontes e grandes estruturas (prática)
Trabalho de conclusão de curso ii

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Oswaldo de Souza Santos Filho  

Titulação: Doutor(a)

Anos de Casa: 17 anos e 7 meses.

Tempo de Trabalho: 17 anos e 7 meses.

Disciplinas: Legislação profissional

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Paulo Sergio Germano Carvalho  

Titulação:

Anos de Casa: 2 anos e 7 meses.

Tempo de Trabalho: 2 anos e 7 meses.

Disciplinas: Fenômenos de transporte i (prática)
Hidrologia aplicada
Instalações hidráulicas

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Rafael Barreto Castelo da Cruz  

Titulação:

Anos de Casa: 3 anos e 7 meses.

Tempo de Trabalho: 3 anos e 7 meses.

Disciplinas: Estruturas metálicas e de madeiras
Fundações
Resistência dos materiais ii
Tecnologia da construção civil ii
Trabalho de conclusão de curso ii

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Roberta Vieira Raggi  

Titulação: Doutor(a)

Anos de Casa: 2 anos e 1 meses.

Tempo de Trabalho: 2 anos e 1 meses.

Disciplinas: Arquitetura e urbanismo
Optativa - engenharia biomimética: inovação inspirada na natureza
Planejamento metropolitano

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Salvador Pinillos Gimenez  

Titulação:

Anos de Casa: 8 anos e 6 meses.

Tempo de Trabalho: 8 anos e 6 meses.

Disciplinas: Eletromagnetismo (prática)

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Samuel de Souza  

Titulação:

Anos de Casa: 22 anos e 6 meses.

Tempo de Trabalho: 18 anos e 4 meses.

Disciplinas: Estradas i (prática)
Mecânica dos solos e geologia (prática)

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Santi Ferri  

Titulação:

Anos de Casa: 2 anos e 7 meses.

Tempo de Trabalho: 2 anos e 7 meses.

Disciplinas: Estradas i
Estradas i (prática)
Mecânica dos solos e geologia (prática)
Produtividade e qualidade na construção civil

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Laboratórios 

Laboratórios de Informática: O curso conta com uma estrutura de laboratórios de informática administrada pela Divisão de Tecnologia da Informação (DTI) da PUC-SP. Com um total de 31 laboratórios de informática, divididos entre os campi Marques de Paranaguá (9), Monte Alegre (19) , Santana (2)  e Sorocaba (1), todos conectados em rede à uma velocidade de 100Mps.

Esses mais de 1000 computadores integram os cerca de 2300 computadores da grande rede PUCSPNet, totalmente conectada à Internet, onde utilizamos um link principal de acesso com velocidade de 1Gbps.

Contamos ainda com uma política de licenciamento de software através de programas educacionais e parcerias com empresas como IBM (IBM Rational), Microsoft (MSDN Academic Alliance), CorelDraw, Adobe (Flash, Dreamweaver, InDesign, Photoshop, Director),  além de softwares específicos como Vue, Cinema 4D, SPSS, SolidWorks, entre outros.

Laboratórios de Física e Engenharia: Os laboratórios de Física e Engenharia estão estruturados de modo a otimizar espaços e equipamentos.

Estão disponíveis para utilização do curso de Engenharia Civil laboratórios de uso comum (L1, L2, L3, L5 e L6) e laboratórios de uso específico: Laboratório de Mecânica dos Fluídos; Laboratório de Física Radiológica; Laboratório de Manufatura Integrada; Laboratório de Hidráulica; Laboratório de Mecânica dos Solos; Laboratório de Materiais de Construção Civil; Laboratório de Tecnologia de Construção Civil; Laboratório de Topografia.

Avaliação do aluno 

Partindo do princípio que o curso foi concebido com o intuito de formar engenheiro civil, adaptávelaos constantes e cada vez mais freqüentes avanços tecnológicos, o sistema de avaliação do processo ensino-aprendizagem deve refletir esta realidade. Para avaliar a base sólida de conhecimentos adquiridos nas disciplinas fundamentais e nas de formação geral e específica, são aplicadas provas escritas e práticas buscando incentivar tanto a criatividade do  aluno  como seu raciocínio lógico e crítico na resolução de problemas.

O Curso de Engenharia Civil da PUC-SP estabeleceu que a avaliação deverá ocorrer por dois mecanismos diferentes, de maneira a se obter um julgamento abrangente, com um resultado mais real daquilo que foi efetivamente absorvido pelo  aluno. Os mecanismos em questão são provas (escritas e/ou práticas) e atividades como seminários, projetos, trabalhos individuais ou em grupos.

O critério de avaliação para as disciplinas levará em consideração a existência de Atividades (A), desenvolvidas dentro de cada disciplina, uma Prova (P1) agendada pelo professor da disciplina aproximadamente na metade do semestre e uma Prova (P2) agendada pelo Departamento de Engenharia, obrigatória para todos os alunos, no final de cada semestre.

O critério adotado para o cálculo da Média Final (MF) será:

MF  =  0,3  A  +  0,2  P1   +   0,5  P2

P1: - Prova marcada pelo professor da disciplina na metade do semestre.
P2: - Prova marcada pelo departamento, no final do semestre, para cada disciplina.
A: - Nota referente às atividades realizadas no semestre, para cada disciplina.

Um cuidado adicional deverá ser tomado com a nota A, que deverá estar bem caracterizada nos planos de atividades das disciplinas.

Nas disciplinas com laboratórios, além das notas dos relatórios/projetos (normalmente em grupo), pelo menos uma nota individual deverá ser atribuída ao aluno  como, por exemplo, uma prova prática, contabilizada dentro das Atividades.
A aprovação do aluno acontecerá na situação em que MF ³ 5,0, com 75% ou mais de presença nas aulas de cada disciplina.

O aluno poderá realizar uma Prova Substitutiva (PS), que substituirá a nota P1 ou P2 no sentido de maximizar a média final, quando for o caso. A prova PS é uma prova aberta, ou seja, mesmo o aluno que tenha sido aprovado  poderá realizá-la, sem prejuízo de nota.

TCC 

O aluno poderá elaborar sua pesquisa a partir do 9º período e passará a receber subsídios para preparar o TCC, por meio das disciplinas: “Trabalho de Conclusão de Curso 1 e 2”, respectivamente, totalizando 60 horas.

Haverá uma relação de temas, oferecida pela Coordenação do Curso, permitindo ao aluno a escolha daquele que mais lhe interessar. No entanto, o aluno poderá sugerir à Coordenação do curso um tema de seu interesse e que não conste da relação proposta. Caberá a Coordenação avaliar a sugestão do aluno e aceitar ou não o tema proposto.


Objetivos


Objetivos Gerais

O Trabalho de Conclusão de Curso tem como principal objetivo o desenvolvimento de uma atividade, onde os alunos deverá projetar, desenvolver e montar um projeto relacionado com a Engenharia Civil. Os trabalhos serão desenvolvidos com a orientação do professor da disciplina TCC do curso de Engenharia Civil, o qual deverá dar assistência técnica a turma. Esta será formada com no mínimo 08 (oito) alunos e no máximo 10 (dez) alunos. Através de reuniões semanais durante o horário da aula de TCC o professor fará o acompanhando do desenvolvimento do trabalho.  A subdivisão da turma fica a cargo do professor.

A presença do TCC na organização curricular atende ao disposto no art. 5º, §1º, e art. 7º, parágrafo único da Resolução CNE/CES nº 11/2002, que prevêem: “Deverão existir trabalhos de síntese e integração dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso, sendo que, pelo menos um deles deverá se constituir em atividade obrigatória como requisito para a graduação” e “É obrigatório o trabalho final de curso como atividade de síntese e integração de conhecimentos”. 


Objetivos Específicos

  • Possibilitar aos alunos o desenvolvimento de um tema de projeto, onde os conhecimentos adquiridos no decorrer do curso possam ser aplicados;
  • Desenvolver o espírito de equipe para a solução e desenvolvimento de um projeto;
  • Possibilitar a parceria entre a indústria e a universidade no desenvolvimento de um projeto de interesse comum.
Atividades de formação 

As atividades do Curso de Engenharia Civil têm como objetivo proporcionar aos alunos a possibilidade de aprofundamento temático e interdisciplinar, com vistas à ampliação de conhecimento e o desenvolvimento de habilidades, de acordo com o perfil profissional desejado. Essas atividades são de responsabilidade da coordenação didática do curso que estipula os critérios de realização, a utilização da carga horária e as condições de aproveitamento pelos alunos junto aos professores.

Os alunos serão estimulados a participar de eventos científicos e culturais, de palestras, seminários e também a organizar eventos de Engenharia para a comunidade interna e externa. Podem fazer parte deste grupo de atividades: visitas técnicas com elaboração de relatórios supervisionados pelos professores; participação em palestras, minicursos, organizados ou não pela universidade e devidamente documentados. Os tipos de atividades estão apresentados na tabela abaixo, sendo que o aluno deverá integralizar, ao longo do curso, o mínimo de 100 pontos que correspondem a 20 horas.

Estágio curricular 

O Estágio in loco constitui um processo de transição profissional, que procura ligar duas lógicas (educação e trabalho) e que proporciona ao estudante a oportunidade de demonstrar conhecimentos e habilidades adquiridos e também desenvolver competências sob supervisão de um profissional da área.

O Estágio in loco deve favorecer a descoberta, ser um processo dinâmico de aprendizagem em diferentes áreas de atuação no campo profissional, dentro de situações reais de forma que o aluno possa conhecer compreender e aplicar, na realidade escolhida, a união da teoria com a prática.

Para fortalecer o elo entre o conhecimento adquirido e sua aplicação, com a maior amplitude possível, o  aluno  do curso de Engenharia Civil deverá cumprir, pelo menos, 160 horas de estágio supervisionado, obrigatório. Entretanto o  aluno  será estimulado  a cumprir uma carga horária maior de estágio visando seu aprimoramento profissional e melhor preparo para o mercado de trabalho. Tal estágio deverá ser realizado sob a orientação de profissionais da área da Engenharia Civil, em instituições reconhecidas, que possam fornecer a possibilidade de contato com experiências práticas com qualidade nos níveis recomendados. Além disso, o Estágio será supervisionado através uma disciplina denominada Supervisão de Estágio, constante da organização/composição curricular do curso. Esta disciplina , com 30 horas, será de responsabilidade de um professor  do Curso de Engenharia Civil.

A confirmação da realização das 160 horas do estágio será feita através do lançamento das referidas horas no histórico escolar, que será realizado após a validação pelo professor da disciplina de Supervisão de Estágio. Tal lançamento é de responsabilidade da SAE – Secretaria de Administração Escolar.

O  aluno  poderá desenvolver estágio não obrigatório, facultativo, a partir do segundo período, desde que a coordenação do curso considere o plano de atividades adequado ao desenvolvimento de conhecimentos e habilidades na área.

Grade Curricular 
Campus Consolação - Marquês de Paranaguá
Selecione o período:
Mensalidades 

A Universidade adota o Regime Financeiro semestral ou anual de cobrança, de acordo com o Projeto Pedagógico do curso, sendo a semestralidade ou anuidade paga em até 06 (seis) ou em até 12 (doze) parcelas mensais sucessivas, conforme o caso.
 
O cálculo das mensalidades é feito com base em todas as atividades (disciplinas e outros componentes curriculares) relativas a cada período letivo do curso, de acordo com seu Projeto Pedagógico.

Valor da mensalidade
O Edital de Mensalidades é publicado nos quadros de aviso da Universidade e os valores de cada curso são calculados com base nas atividades pedagógicas previstas.

Aproveitamento de Estudos
O estudante que ingressar através do processo de Transferência ou pelo processo de Portador de Diploma e tiver aproveitamento de estudos e/ou adaptação curricular, realizará a matricula nas atividades pedagógicas de acordo com o plano de estudos elaborado pela coordenação do curso.

Reajustes de mensalidades
Os valores das mensalidades estão sujeitos aos reajustes conforme Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

Data do vencimento
A data de vencimento de cada mensalidade ocorrerá sempre no dia 5 (cinco) de cada mês.

Pagamento
Os pagamentos efetuados até o dia 1º do mês serão - por mera liberalidade - objetos de um desconto por antecipação, conforme discriminado no boleto. Este desconto pode ser suspenso sem prévio aviso.

Reconhecimento 
Portaria nº 247, DE 30 DE JUNHO DE 2016.
Duração 

5 anos

Avaliação do curso 

Sistema de avaliação do projeto pedagógico do curso

A implantação da proposta da Reforma do Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Civil da PUC - SP será acompanhada pelo NDE - (Núcleo Docente Estruturante) do curso de Engenharia Civil.  O NDE, liderado pela Coordenação  do curso, terá a obrigação de acompanhar a implantação da reforma do curso

Os resultados apresentados pelo NDE servirão para orientar a elaboração dos conteúdos programáticos das disciplinas subseqüentes. A implantação acontecerá a partir do primeiro semestre de 2017 (caso a proposta seja aprovada, em empo hábil,  em todos os colegiados superiores da Universidade) será realizada semestre a semestre.

A avaliação do Projeto, como um todo, será orientada pelos trabalhos da Comissão Própria de Avaliação da PUC/SP, denominada CPA-PUC/SP, instituída em atendimento ao disposto no art. 11, inciso I da referida Lei Federal nº 10.861, de 14/04/2004, cujos procedimentos foram regulamentados pela Portaria do MEC nº 2.051, de 09/07/2004. A Universidade, por meio dos Atos da Reitoria nº 12/2004, de 14/06/2004 e nº 03/2016, instituiu a comissão com as atribuições de condução dos processos de avaliação internos da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP, nos termos da lei. No mesmo ato, foram nomeados os componentes da Comissão, com representantes dos três segmentos da comunidade universitária, assim como da Sociedade Civil. As atividades serão desenvolvidas de acordo com as recentes Diretrizes da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES) para a Auto-Avaliação das Instituições e com as “Orientações Gerais para o Roteiro da Auto-Avaliação das Instituições”.

Competência e habilidades 

Ao engenheiro civil formado pela PUCSP estão associadas as seguintes competências e habilidades:

  • Dimensionar e integrar recursos físicos, humanos e financeiros a fim de produzir, com eficiência e ao menor custo, considerando a possibilidade de melhorias contínuas;

  • Utilizar ferramental matemático e estatístico para modelar sistemas de construção civil;

  • Projetar, implementar e aperfeiçoar projetos de construção civil, levando em consideração os limites e as características das comunidades envolvidas;

  • Prever e analisar demandas, selecionar conhecimento científico e tecnológico, projetando produtos ou melhorando suas características e funcionalidade;

  • Incorporar conceitos e técnicas da qualidade em todos os projetos de engenharia civil e produzindo normas e procedimentos de controle e auditoria;

  • Prever a evolução dos cenários da engenharia civil, percebendo a interação entre as organizações e os seus impactos sobre a competitividade;

  • Acompanhar os avanços tecnológicos, organizando-os e colocando-os a serviço da demanda das empresas e da sociedade;

  • Compreender a inter-relação dos projetos de construção civil com o meio ambiente, tanto no que se refere a utilização de recursos escassos quanto à disposição final de resíduos e rejeitos, atentando para a exigência de sustentabilidade;

  • Utilizar indicadores de desempenho, sistemas de custeio, bem como avaliar a viabilidade econômica e financeira de projetos;

  • Gerenciar e otimizar o fluxo de informação nas empresas de construção civil utilizando tecnologias adequadas.

  • Produzir e transmitir conhecimento através de artigos (acadêmicos ou não), palestras, livros, etc.;

  • Ter noções sobre a dinâmica do mercado de trabalho, e sobre empreendedorismo;

  • Empregar habilmente o computador e tecnologias da informação como forma de comunicação, ferramenta para realização de cálculos, ferramenta para simulação numérica, equipamento destinado à aquisição e análise de dados, ao controle de sistemas, etc.;

  • Manter uma postura crítico-reflexiva perante o conhecimento e tecnologias existentes, mantendo-se em constante processo de ampliação, atualização, pesquisa e transmissão de conhecimentos.

  • Iniciativa empreendedora;

  • Iniciativa para auto-aprendizado e educação continuada;

  • Comunicação oral e escrita;

  • Leitura, interpretação e expressão por meios gráficos;

  • Visão crítica de ordens de grandeza;

  • Domínio de técnicas computacionais;

  • Conhecimento da legislação pertinente;

  • Capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares;

  • Capacidade de identificar, modelar e resolver problemas.

  • Compreensão dos problemas administrativos, sócio-econômicos e do meio ambiente;

  • "Pensar globalmente, agir localmente";

  • Compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissionais.
Áreas de atuação 

O mercado de trabalho está em alta, com aumento da demanda desse profissional em diversos setores. Na área de bens de capital, nicho tradicional do engenheiro civil, as indústrias automobilística, aeronáutica e naval oferecem ótimas oportunidades de trabalho. Outro setor aquecido é o de energia, particularmente na exploração de petróleo, no desenvolvimento de máquinas e equipamentos para perfuração de poços e transporte de fluidos. O engenheiro é solicitado, também, para criar mecanismos de armazenamento e distribuição de energia, com o uso de sistemas hídricos, nucleares, geotérmicos, solares e eólicos. Pode atuar como autônomo, na prestação de consultoria para projetos industriais ( fonte: Guia do Estudante).

O Engenheiro Civil é um profissional que atua como liberal ou como empregado, em empresas de caráter privado ou em estatais. Há trabalho em todas as regiões do país.


As principais áreas de trabalho são:

  • Construção Civil
    Compreende todos os tipos de obras: residenciais (edifícios), industriais, ferroviárias, metroviárias, rodoviárias, hidrovias, pontes, viadutos, portos, aeroportos, túneis, estádios etc.
     
  • Estruturas
    Vários tipos de estruturas: concreto armado, concreto protendido, aço, madeiras, alumínio e suportes estruturais como a alvenaria.
     
  • Fundações e Obras de terra
    Trata da estabilidade da construção: fundação ou alicerce.Sondagem, análise da resistência do solo, estacas, sapatas, movimentações de terra (aterros e barragens).
     
  • Hidraúlica
    Projeto e execução de canais artificiais, eclusas para navegação fluvial, sistemas de irrigação, abastecimento de água, instalações hidráulicas, obras de drenagem.
     
  • Saneamento
    Saneamento básico, despoluição, mananciais, abastecimento urbano, tratamento de esgotos.
     
  • Transportes
    Transporte urbano com sistema integrado de transportes coletivos, tais como: metrô, ônibus, trens suburbanos, tróleibus, VLTs, etc.
    Transporte de cargas, tanto urbano como interurbano. Aplicação da logística para eficiência e pontualidade, visando economia em rede de transportes.

 

 

Vagas turnos e campi 
Histórico 

O curso de Engenharia Civil foi proposto pelo Departamento de Engenharia à Universidade em janeiro de 2011 e foi implantado em fevereiro de 2012.

O curso passou pela avaliação in loco do MEC/INEP em abril de 2016, atendeu todos os requisitos legais exigidos e recebeu conceito 4. O curso de Engenharia Civil formou no 2º/2016 a primeira turma.

O Projeto Pedagógico do Curso passou pela primeira reforma a fim de atender a Resolução CNE/CES 11, de 11 de Março de 2002, que trata sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino de Graduação em Engenharia e, também, para criação do clico comum entre os cursos de engenharia da PUC-SP

Objetivos 

Objetivos gerais

  • Desenvolver um processo de ensino aprendeizagem no qual o aluno participa ativamente, estudando, lendo, explicando, descrevendo, solucionando exercícios e discutindo com seus pares e professores;
  • Formar o Engenheiro Civil com  características generalistas;
  • Desenvolver o  aprendizado do aluno, com a  utilização de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, em particular estudos de casos, evitando-se a repetição e memorização de casos.


Objetivos específicos

  • Utilizar modelos para descrever  e explicar a realidade;
  • Usar intensivamente softwares e tecnologias da informação  na simulação e solução de problemas na Engenharia Civil;
  • Dar uma sólida formação nos núcleos de conteúdos básicos , profissionalizantes  e de conteúdo específico, em consonância com o disposto nas Diretrizes Curriculares para os Cursos de Engenharia, Resolução CNE/CES nº11/02.
  • Constante atualização pedagógica e tecnológica do corpo docente, mantendo-o sempre atento às novas possibilidades de aprimoramento do curso;
  • Mostrar a importância da Matemática como ferramenta, e linguagem, empregada na descrição de modelos, permitindo a previsão do comportamento de sistemas e seu projeto;
  • Usar intensivamente a leitura, compreensão e produção de textos na língua portuguesa, na maioria das disciplinas;
  • Contextualizar a teoria vista, sempre mostrando algumas de suas aplicações práticas;
  • Formar profissionais com competências e habilidades para atender às necessidades do país em áreas de conhecimento das Ciencias exatas e da terra, Engenharias e Multidisciplinar;
  • Possibilitar aos alunos o desenvolvimento de um tema de projeto, onde os conhecimentos adquiridos no decorrer do curso possam ser aplicados.
Grau 
Bacharelado
Regime de matrícula 
Semestre
Campus 
Campus Consolação - Marquês de Paranaguá
Modalidade 
Presencial
Coordenação 
  • Coordenador
    Prof. Ely Antonio Tadeu Dirani

  • Coordenadora
    Profa. Lydia Rossana Ziccardi Vieira 

Contato 

Coordenador: Prof. Ely Antonio Tadeu Dirani
e-mail: dirani@pucsp.br
Telefone: 3124-5767

Vice-Coordenadora: Profa. Lydia Rossana Ziccardi Vieira
e-mail: lydia@pucsp.br
Telefone: 3124-5767

Secretaria Acadêmica
E-mail: secexatas@pucsp.br
Fone: 3124-7212 / 7213 / 5816

Monitoria 

A atividade de Monitoria é regida na PUC-SP pela Deliberação do CEPE 02/2014, que diz:

Art. 2º - A monitoria, de natureza essencialmente pedagógica, é importante fator para a formação do estudante e para a sua iniciação à docência.
Art. 9º - Somente poderá exercer a monitoria na PUC-SP, o estudante regularmente matriculado em curso de Graduação, que tenha comprovado rendimento escolar.

Iniciação Científica 

A Iniciação Científica é uma atividade de pesquisa orientada por professores doutores para você vivenciar descobertas de respostas produzidas pela sua própria reflexão crítica, fundamentada por métodos e/ou técnicas de investigação científica. Na PUC-SP, o incentivo a essa prática é um dos fatores capazes de assegurar a excelência acadêmica dos cursos que oferece e por isso ela tem um Programa de Iniciação Científica: PIBIC.

A PUC-SP oferece dois tipos de apoio às bolsas de iniciação científica: o PIBIC-CEPE e o PIBIC-CNPq. O PIBIC-CEPE é o programa da própria PUC-SP e significa Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Conselho de Ensino e Pesquisa. Já o PIBIC-CNPq pertence ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, uma fundação federal vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

Maiores informações acessar o site http://www.pucsp.br/iniciacaocientifica/ .

Eventos 

Durante todo o ano são realizados diversos eventos na Faculdade de Ciência Exatas e Tecnologia, por exemplo, Encontro de Ciências Exatas e Tecnologia e Virada Tecnológica.

Os alunos são estimulados a participarem uma vez que as atividades proporcionam desenvolvimento acadêmico e complementam o conhecimento obtido em sala de aula. 

ID Curso Totvs 
587
ID Filial Totvs 
2
Matriz Curricular 
Última atualização: 21/9/2017

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