Em um mundo cada vez mais complexo, fragmentado e competitivo, precisamos desenvolver competências e atitudes que nos ajudem a atuar de forma colaborativa e por meio de diálogos transformadores que promovam conexões e inclusão entre as pessoas, as áreas de conhecimento, as políticas, entre setores distintos e pontos de vista diversos e muitas vezes conflituosos. Há muitas iniciativas de mudanças sistêmicas acontecendo e, no entanto, faltam ainda espaços de trocas e de conversações significativas entre os diferentes atores para que possam atuar conectados com as transformações propostas e o cenário de complexidade presente. Com o  objetivo de responder a este desafio, o curso de propõe a  fortalecer as capacidades dos participantes com ênfase no autoconhecimento e nos aspectos relacionais considerando os múltiplos contextos de atuação, contribuindo com equipes, comunidades,  empresas e instituições privadas, públicas e do terceiro setor na formação de seus quadros, por meio de conceitos, práticas e ferramentas  criativas e diferenciadas que possibilitem processos aplicáveis a negócios, políticas, programas, projetos, contextos de aprendizagens  e em produtos e serviços.

Pretendemos fortalecer os conhecimentos acumulados nas práticas profissionais individuais e coletivas   numa perspectiva transformadora e colaborativa por meio da implementação de abordagens com ênfase nos processos dialogados, reflexivos, participativos, generativos e sistêmicos.

Estarão presentes processos de aprendizagem significativa por meio de desenhos metodológicos que permitam aos participantes apropriar-se dos sentidos das próprias   experiências com ênfase no pensar, no sentir e no fazer. A jornada de aprendizagem proposta promoverá a cultura do diálogo transformador e sistemas de boas práticas de governança, lideranças empreendedoras e geradores de novas compreensões e de perspectivas sustentáveis com a vivencia  de  metodologias ativas  do  Design Thinking, Teoria U, World Café, Prototipagem, Jornadas de Aprendizagem  , Trabalho com Tarjetas, Colheita  e outras com ênfase nas competências necessárias para a atuação diferenciada nos múltiplos contextos.

• Categoria: Extensão

Todos aqueles que desejam descobrir novas maneiras de atuar no mercado de trabalho como profissionais inovadores e empreendedores na facilitação de conversas significativas com grupos e múltiplos contextos de aprendizagem promovendo o fortalecimento de capacidades e de transformação de forma colaborativa, generativa e dialógica.

Profissionais que queiram inovar e ampliar a sua prática como consultores, facilitadores, coaches, educadores, professores, empreendedores sociais, líderes comunitários, líderes de equipes no mundo corporativo, no governo, no terceiro setor e demais profissionais que se sintam convidados a conhecer novas possibilidades de atuação.

• Local: Vila Mariana - Cogeae
  • INSCREVA-SE

Profa. Dra. Ruth Yamada Lopes Trigo

Possui graduação em Psicologia (1981), Licenciatura em Psicologia (1980), mestrado em Administração de Empresas (2003) e Doutorado no Programa de Psicologia Clínica(2012), pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo . Atualmente é pesquisadora do Núcleo de Estudos do Futuro - NEF; professora de graduação do curso de Administração de Empresas. Desde fevereiro de 2014 está como coordenadora da Área Epistemológica de Gestão de Pessoas do Curso de Administração da FEA/PUCSP. É avaliadora, faz pareceres e orienta projetos de Iniciação Científica. Foi coordenadora do curso de pós-graduação de Bem-estar e Qualidade deVida na PUCSP (2009-2012). É coordenadora e professora do curso de extensão Liderança Inovadora para o Futuro da Moda - LIS, desde início de 2017. Tem experiência e atua na área de Psicologia, com ênfase em Fatores Humanos no Trabalho e atendimento clínico em consultório particular.

Profa. Ms. Ligia R. R. Pimenta

Facilitadora de processos de aprendizagem de forma Colaborativa e Dialógica com Gestão Integrada e Visão Sistêmica para o fortalecimento das capacidades e dos saberes individuais, relacionais, das equipes e das instituições nos processos de mudança e de transformação. Propostas inovadoras e criativas para processos de desenvolvimento com foco nos valores , nos diálogos, nas conversações significativas, nos sentidos e nos significados com abordagem participativa, reflexiva. e estrategias coletivas.Membro da rede do Arf of Hosting e da Escola de Redes. (Investigação Apreciativa, world cafe, Open space, Pro Action Café, Teoria U, Design Thinking, Arvore da Vida ) Facilitadora de planejamentos participativos , processos de monitoramento e avaliação, Gestão de Pessoas e de Desenvolvimento Sustentável. Facilitadora de processos de diálogos com o governo , Politicas Publicas, Governança no contexto intersetorial , Responsabilidade social, empresas, stakeholdres e terceiro setor. Atuou como diretora de organização do terceiro setor na área sócio cultural : Associação Meninos do Morumbi e como gestora de Programas e projetos de forma intersetorial. Docente em Centros de Formação e em Universidades (PUC-SP), coach, mediadora e consultora.
+ de 20 anos de experiencia em consultorias e como gestora na area governamental, terceiro Setor, comunidades, empresas e Organismos Internacionais ( PNUD, UNESCO). Experiência em trabalhos com multi atores, em sistemas complexos e em municípios impactados por grandes empreendimentos de mineração.