Apresentação

Em um mundo cada vez mais complexo, fragmentado e competitivo, precisamos desenvolver competências e atitudes que nos ajudem a atuar de forma colaborativa e por meio de diálogos transformadores que promovam conexões e inclusão entre as pessoas, as áreas de conhecimento, as políticas, entre setores distintos e pontos de vista diversos e muitas vezes conflituosos. Há muitas iniciativas de mudanças sistêmicas acontecendo e, no entanto, faltam ainda espaços de trocas e de conversações significativas entre os diferentes atores para que possam atuar conectados com as transformações propostas e o cenário de complexidade presente. Com o  objetivo de responder a este desafio, o curso de propõe a  fortalecer as capacidades dos participantes com ênfase no autoconhecimento e nos aspectos relacionais considerando os múltiplos contextos de atuação, contribuindo com equipes, comunidades,  empresas e instituições privadas, públicas e do terceiro setor na formação de seus quadros, por meio de conceitos, práticas e ferramentas  criativas e diferenciadas que possibilitem processos aplicáveis a negócios, políticas, programas, projetos, contextos de aprendizagens  e em produtos e serviços.

Pretendemos fortalecer os conhecimentos acumulados nas práticas profissionais individuais e coletivas   numa perspectiva transformadora e colaborativa por meio da implementação de abordagens com ênfase nos processos dialogados, reflexivos, participativos, generativos e sistêmicos.

Estarão presentes processos de aprendizagem significativa por meio de desenhos metodológicos que permitam aos participantes apropriar-se dos sentidos das próprias   experiências com ênfase no pensar, no sentir e no fazer. A jornada de aprendizagem proposta promoverá a cultura do diálogo transformador e sistemas de boas práticas de governança, lideranças empreendedoras e geradores de novas compreensões e de perspectivas sustentáveis com a vivencia  de  metodologias ativas  do  Design Thinking, Teoria U, World Café, Prototipagem, Jornadas de Aprendizagem  , Trabalho com Tarjetas, Colheita  e outras com ênfase nas competências necessárias para a atuação diferenciada nos múltiplos contextos.

 

 

Sobre o Curso
  • Categoria: Extensão
  • Público-alvo:

    Todos aqueles que desejam descobrir novas maneiras de atuar no mercado de trabalho como profissionais inovadores e empreendedores na facilitação de conversas significativas com grupos e múltiplos contextos de aprendizagem promovendo o fortalecimento de capacidades e de transformação de forma colaborativa, generativa e dialógica. 

    Profissionais que queiram inovar e ampliar a sua prática como consultores, facilitadores, coaches, educadores, professores, empreendedores sociais, líderes comunitários, líderes de equipes no mundo corporativo, no governo, no terceiro setor e demais profissionais que se sintam convidados a conhecer novas possibilidades de atuação. 

  • Duração: 32 horas
  • Local: Vila Mariana - Cogeae
  • INSCREVA-SE
Professor em Destaque

Profa. Dra. Ruth Yamada Lopes Trigo

Possui graduação em Psicologia (1981), Licenciatura em Psicologia (1980), mestrado em Administração de Empresas (2003) e Doutorado no Programa de Psicologia Clínica(2012), pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo . Atualmente é pesquisadora do Núcleo de Estudos do Futuro - NEF; professora de graduação do curso de Administração de Empresas. Desde fevereiro de 2014 está como coordenadora da Área Epistemológica de Gestão de Pessoas do Curso de Administração da FEA/PUCSP. É avaliadora, faz pareceres e orienta projetos de Iniciação Científica. Foi coordenadora do curso de pós-graduação de Bem-estar e Qualidade deVida na PUCSP (2009-2012). É coordenadora e professora do curso de extensão Liderança Inovadora para o Futuro da Moda - LIS, desde início de 2017. Tem experiência e atua na área de Psicologia, com ênfase em Fatores Humanos no Trabalho e atendimento clínico em consultório particular.

Saiba Mais
Professor em Destaque

Profa. Ms. Ligia R. R. Pimenta

Facilitadora de processos de aprendizagem de forma Colaborativa e Dialógica com Gestão Integrada e Visão Sistêmica para o fortalecimento das capacidades e dos saberes individuais, relacionais, das equipes e das instituições nos processos de mudança e de transformação. Propostas inovadoras e criativas para processos de desenvolvimento com foco nos valores , nos diálogos, nas conversações significativas, nos sentidos e nos significados com abordagem participativa, reflexiva. e estrategias coletivas.Membro da rede do Arf of Hosting e da Escola de Redes. (Investigação Apreciativa, world cafe, Open space, Pro Action Café, Teoria U, Design Thinking, Arvore da Vida ) Facilitadora de planejamentos participativos , processos de monitoramento e avaliação, Gestão de Pessoas e de Desenvolvimento Sustentável. Facilitadora de processos de diálogos com o governo , Politicas Publicas, Governança no contexto intersetorial , Responsabilidade social, empresas, stakeholdres e terceiro setor. Atuou como diretora de organização do terceiro setor na área sócio cultural : Associação Meninos do Morumbi e como gestora de Programas e projetos de forma intersetorial. Docente em Centros de Formação e em Universidades (PUC-SP), coach, mediadora e consultora.
+ de 20 anos de experiencia em consultorias e como gestora na area governamental, terceiro Setor, comunidades, empresas e Organismos Internacionais ( PNUD, UNESCO). Experiência em trabalhos com multi atores, em sistemas complexos e em municípios impactados por grandes empreendimentos de mineração.

Cursos relacionados com inscrições abertas

Especialização
Extensão, Curso Online
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Extensão, Curso Online
Extensão, Curso Online
Menu
Educação
Continuada
J.PUC-SP
Sou PUC