Atenção à Saúde da Pessoa Idosa

O crescimento populacional dos idosos cria demandas sociais e econômicas, traz mudanças no perfil de adoecimento e repercussões para a atenção em saúde gerando impacto nas formas de assistência a pessoa idosa. Nesse contexto é importante rever as ações da equipe multiprofissional para atender às especificidades desse grupo populacional e qualificar o cuidado. Os idosos estão cada vez mais presentes nos serviços de saúde, independentemente do nível de complexidade. No entanto, a atenção básica é crucial para a reformulação do modelo de assistência vigente, rompendo com o modelo hospitalocêntrico, reorganizando o fluxo assistencial e a demanda com vistas a diminuição da sobrecarga hospitalar e dos serviços especializados. A Estratégia Saúde da Família (ESF) configura-se como norteadora dessa reformulação, abrangendo ações de promoção da saúde e prevenção de doenças.

Na atenção à saúde da pessoa idosa, a capacitação de profissionais de saúde na Estratégia Saúde da Família é insuficiente, sendo necessário investir no desenvolvimento de competências para lidar com o desafio do envelhecimento, abrangendo a promoção da saúde bem como a melhor compreensão do processo de envelhecimento visando a busca de alternativas para a tendência de institucionalização de longa permanência de idosos.

Propiciar conhecimentos para atuação profissional na abordagem integral da pessoa idosa no contexto da Estratégia Saúde da Família. Fomentar reflexão sobre a inserção do idoso na sociedade contemporânea por meio da análise de conceitos e das políticas públicas.

Graduandos e graduados da área da saúde

Inscrição
  1. Inscrição: após o cadastro de sua inscrição no Portal de Inscrições, serão gerados automaticamente um boleto e um comprovante de inscrição. Uma mensagem de confirmação será enviada para o seu endereço eletrônico.
  2. Procedimentos de Matrícula: tão logo efetue o pagamento da inscrição, você receberá um segundo e-mail com o link de acesso ao Portal Educacional onde será gerado o boleto com a primeira parcela do plano de pagamento e o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais para a celebração.
  3.  Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno, deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@pucsp.br e  entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
  4. Efetivação de matrícula:após o pagamento da primeira parcela do plano e o aceite nos Termos e Condições do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, sua matrícula será efetivada.
    Uma vez efetivada a matrícula você receberá as informações de acesso ao Portal Acadêmico do Aluno da PUC-SP no endereço eletrônico cadastrado.

PUC-SP -  Campus Sorocaba

TAXA DE INSCRIÇÃO

• R$ 80,00
  • Não há devolução da taxa de inscrição.

Para saber o valor total do curso, consulte a aba Investimento, no menu vertical esquerdo, ressaltando que o valor está sujeito a reajustes nos termos da Lei 9.870/99.

• Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
  • Cópia autenticada do Diploma de Graduação para graduados e cópia autenticada do Histórico Escolar para graduandos
  • 1 foto 3x4 recente

Os documentos deverão ser anexados através do menu "Enviar Documentos" no Portal de Inscrições, no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade  dos documentos anexados no Portal de Inscrições.

•  (Você poderá verificar os documentos pendentes no menu "Doc. Pendentes" no Portal de Inscrições)
  • A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.

Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, a taxa de inscrição e matrícula serão devolvidas.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaocogeae@pucsp.br

Estrutura Didática

• Processo de envelhecimento humano
  • Processo saúde-doença no envelhecimento
  • Aspectos demográficos e epidemiológicos do envelhecimento
  • Legislação e Políticas de atenção a pessoa idosa
  • Promoção de saúde e qualidade de vida da pessoa idosa
  •  Identificação de idosos em situação de risco na comunidade
  • Atenção a pessoa idosa no domicílio na ESF
  • Metodologia de ensino: metodologias ativas de aprendizagem como sala de aula invertida e TBL.
Turmas e Horários

Início: 10 de março de 2018
Término: 23 de junho de 2018
Dia da semana: sábado
Horário: das 8h30 às 11h30

Obs.: Aulas quinzenais

Aguarde informações
Áreas de conhecimento

Investimento total no curso

• aguarde informações

Se você faz parte da rede Colaboradores, após a conclusão de sua inscrição entre em contato conosco de 2ª a 6ª feira das 9h às 18h pelo telefone (11) 3124-9628 ou pelo e-mail: relacionamentocogeae@pucsp.br. Os documentos necessários para a concessão do desconto são: Carta Colaboradores, disponível no site https://colaboradores.com.br/ e Declaração de Vínculo de sua Empresa atualizada.