Atendimento Psicoterapêutico em Grupo a Idosos

Aspectos referentes ao envelhecimento humano carecem de abordagem enfática nos currículos dos cursos de graduação. Portanto, ainda há necessidade de capacitar profissionais para entender os limites e as peculiaridades decorrentes do processo de envelhecimento. Visamos instrumentalizá-los em relação aos aspectos emocionais presentes nas muitas mudanças que decorrem da alteração de papéis dentro e fora da família; aposentadoria; diversas perdas; diminuição de contatos sociais, etc.

Há necessidade de desmistificar atitudes e pensamentos que persistem na transmissão de valores na sociedade referentes ao processo de envelhecimento. Para tanto, a vivência clínica propõem-se a dar referencias que permitam a revisão de conhecimentos que reduzem o envelhecimento ao processo orgânico; à decadência; e a interpretação da velhice como problema.

Objetivo

Pretende-se capacitar o aprimorando para, junto ao grupo de idosos, através do convite psicoterápico, ajudar pacientes a revisitar vivências passadas, pensar soluções para impasses presentes e projetar escolhas futuras, no sentido de preservar os sujeitos, quando o exercício de sua autonomia é ameaçado.

Psicólogos

Profa. Dra. Ida Elizabeth Cardinalli

Professora

Profa. Dra. Ruth Gelehrter da Costa Lopes

Inscrição
  1. Inscrição no processo seletivo: após o cadastro de sua inscrição, serão gerados automaticamente um boleto e um comprovante de inscrição. Uma mensagem de confirmação será enviada para o seu endereço eletrônico.
  2. Confirmação de inscrição: sua participação no processo de seleção estará confirmada tão logo seja efetuado o pagamento da inscrição.
  3. Processo de seleção: leia atentamente o Edital para obter informações.

PUC-SP - Clínica Psicológica Ana Maria Poppovic

Mais informações em http://www.pucsp.br/clinica/aprimoramento.html

Faça sua inscrição

TAXA DE INSCRIÇÃO

• R$ 160,00
  • Não há devolução da taxa de inscrição.

Para saber o valor total do curso, consulte a aba Investimento, no menu vertical esquerdo, ressaltando que o valor está sujeito a reajustes nos termos da Lei 9.870/99.

• A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.

Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, a taxa de inscrição e matrícula serão devolvidas.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaocogeae@pucsp.br

Estrutura Didática

Trata-se de estágio prático com supervisão e nesse sentido não há uma proposta de disciplina. No entanto, no percurso, os Aprimorandos são orientados quanto aos procedimentos que serão realizados e há também um preparo teórico, através de bibliografia básica, relativos ao trabalho em grupo:

• acelera o resgate da condição de sujeito, pois retoma com cada um de seus membros questões pertinentes às especificidades da terceira fase da vida. Retira o idoso do convívio exclusivamente doméstico e familiar, convidando-o a falar sobre suas inquietudes. Quebra o ciclo de isolamento e permite um maior empoderamento (exercício de potência) na vida.
  • quando os membros se ajudam buscando soluções para os demais participantes, tornam-se cúmplices de um novo modo de viver o cotidiano proporcionando também vivências de afeto, identificação e pertencimento.
  • identificação entre os membros catalisa o poder das intervenções
Turmas e Horários

Início: 05 de março de 2018
Término: 31 de janeiro de 2019
Dia da semana: segunda-feira
Horário: das 16h às 19h

Inscrição até: 31 de janeiro de 2018
Entrevista: agendamento será realizado pela Clínica Psicológica
Resultado: comunicado por e-mail
Palestra de apresentação e orientação: 05 de março de 2018

Para mais informações, leia o Edital.

Clínica Psicológica "Ana Maria Poppovic"

Rua Almirante Pereira Guimarães, 150
Pacaembú - São Paulo/SP

Aprimoramento
Matrículas abertas
Áreas de conhecimento

Investimento total no curso:

Matriculas até 22/01/18
Matrícula de R$ 756,75 +  11 mensalidades de R$ 756,75 (Fevereiro a Dezembro)

Matriculas de 23/01/18 até 22/02/18
Matrícula de R$ 825,55 + 10 mensalidades de R$ 825,55 (Março a Dezembro)

Matriculas de 23/02/18 até 22/03/18
Matrícula de R$ 908,10 + 9 mensalidades de R$ 908,10 (Abril a Dezembro)

Matriculas de 23/03/18 até 22/04/18
Matrícula de R$ 1.009,00 + 8 mensalidades de R$ 1.009,00 (Maio a Dezembro)

Matriculas de 23/04/18 até 22/05/18
Matrícula de R$ 1.135,13 + 7 mensalidade de R$ 1.135,13 (Junho a Dezembro)

Se você faz parte da rede Colaboradores, após a conclusão de sua inscrição entre em contato conosco de 2ª a 6ª feira das 9h às 18h pelo telefone (11) 3124-9628 ou pelo e-mail: relacionamentocogeae@pucsp.br. Os documentos necessários para a concessão do desconto são: Carta Colaboradores, disponível no site https://colaboradores.com.br/ e Declaração de Vínculo de sua Empresa atualizada.

IMPORTANTE:
A renovação do desconto é semestral. Por isso o aluno deverá comprovar o vínculo da parceria entregando a carta Colaboradores e declaração de vínculo de sua empresa a cada semestre para obter a renovação do descont