O Curso de Especialização em Ciência da Religião, a ser oferecido pelo Departamento de Ciência da Religião da PUC-SP, pretende responder às exigências intelectuais, institucionais e pragmáticas colocadas pelos problemas que se apontam:

Contrariando a previsão de enfraquecimento da religião e de redução de seus efeitos na esfera pública à medida que a modernização progride, em vários contextos nacionais constata-se que campos religiosos não só permanecem como têm desenvolvido uma dinâmica inesperada, cada vez mais complexa, na qual a religião se fortalece como instância normativa e integradora de vastos segmentos da vida individual e social. O efetivo conhecimento sobre o fenômeno religioso contemporâneo e suas manifestações em vários níveis, no entanto, nem sempre tem ido ao encontro da lógica cotidiana e dos problemas sociais concretos. Essa possível disparidade se deve, em parte, à ausência de cursos de graduação capazes de formar profissionais aptos a lidar com questões da vida cotidiana e a lançar pontes entre a esfera exclusivamente acadêmica e a prática.

Este curso pretende responder a estes problemas relatados, contribuindo para o aprofundamento do público em geral e para o aprimoramento dos profissionais que lidam com o fenômeno religioso. Oferece uma abordagem cientifico do fenômeno religioso, com uma visão não-catequética e interdisciplinar, tratando a religião como uma das manifestações especificamente humanas.

Prof. Dr. Frank Usarski

Livre Docente na área de Ciências da Religião pela PUC-SP, Doutor com tese sobre os mecanismos e motivos da estigmatização pública de Novos Movimentos Religiosos na Alemanha Ocidental (1987) e pós-doutorado (1992-93) na área de Ciência da Religião pela Universidade de Hannover (Alemanha) sobre o papel das religiões nas Exposições Mundiais entre 1851 e 1900. Desde sua chegada no Brasil em 1998 faz parte do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião da PUC-SP. Atualmente é coordenador deste Programa. Entre suas atividades acadêmicas destacam-se a pesquisa, o ensino e diversas publicações sobre as Religiões Orientais bem como sobre a história e o perfil atual da Ciência da Religião. Além disso é líder do grupo de pesquisa Centro de Estudos de Religiões Alternativas de Origem Oriental no Brasil e fundador e editor da Revista de Estudos da Religião e do International Journal for Latin American Religions.

Prof. Dr. Eulálio Avelino Pereira Figueira

Livre-docente em Ciências da Religião (2009) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), doutor (1987) com pós-doutorado (1993) em Ciência da Religião pela Universidade de Hannover (Alemanha). Professor no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da PUC-SP. Entre suas atividades acadêmicas, destacam-se a pesquisa, o ensino e as diversas publicações sobre as religiões orientais, bem como sobre a história e o perfil atual das Ciências da Religião.

Aprimoramento