Civilização Turco-Islâmica

Apresentação 

O Curso Civilização Turco-islâmica, promovido como extensão cultural pelo Departamento de Ciência da Religião, aprovado e confirmado em reunião do colegiado departamental, visa apresentar aos participantes e cursistas, de forma breve e concisa, a transformação do Império Otomano para a República da Turquia, no centenário do acordo de Skyes-Picot com destaque para a temática religiosa e cultural. O entendimento dessa transformação facilitará o entendimento do Oriente Médio em seu momento de grave crise militar-social e de centenas de milhares de refugiados. O público-alvo são os professores das áreas de religião, história, geografia, política, relações internacionais, jornalismo e Ciências Sociais, bem como estudantes de cursos de licenciatura em História, Geografia, Relações Internacionais, Ciências Humanas, Políticas e Jornalismo.

Objetivo

Visa apresentar aos participantes e cursistas, de forma breve e concisa, a transformação do Império Otomano para a República da Turquia, no centenário do acordo de Skyes-Picot com destaque para a temática religiosa e cultural. O entendimento dessa transformação facilitará o entendimento do Oriente Médio em seu momento de grave crise militar-social e de centenas de milhares de refugiados.

Público Alvo

Professores das áreas de religião, história, geografia, política, relações internacionais, jornalismo e Ciências Sociais, bem como estudantes de cursos de licenciatura em História, Geografia, Relações Internacionais, Ciências Humanas, Políticas e Jornalismo. Aberto também para estudiosos do tema religião e cultura.

Professor em Destaque

Prof. Yusuf Elemen

Possui MBA em Bens Culturais História pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (2013-2015). Mestrando em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016-2017). Atualmente é professor de Língua e Cultura Turca, no Departamento de Letras Orientais da FFLCH-USP, oferecido com a parceria do Centro Cultural Brasil-Turquia. Dirige o Centro Cultural Brasil-Turquia desde 2012. 

Corpo Docente 

COORDENAÇÃO

Prof. Dr. Fernando Altemeyer Júnior

PROFESSORES

Prof. Ms. Yusuf Elemem

Inscrição 
  1. Inscrição: após o cadastro de sua inscrição no Portal de Inscrições, serão gerados automaticamente um boleto e um comprovante de inscrição. Uma mensagem de confirmação será enviada para o seu endereço eletrônico.
  2. Procedimentos de Matrícula: tão logo efetue o pagamento da inscrição, você receberá um segundo e-mail com o link de acesso ao Portal Educacional onde será gerado o boleto com a primeira parcela do plano de pagamento e o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais para a celebração.
  3.  Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno, deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@pucsp.br e  entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
  4. Efetivação de matrícula:após o pagamento da primeira parcela do plano e o aceite nos Termos e Condições do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, sua matrícula será efetivada.
    Uma vez efetivada a matrícula você receberá as informações de acesso ao Portal Acadêmico do Aluno da PUC-SP no endereço eletrônico cadastrado.

PUC-SP – Vila Mariana

TAXA DE INSCRIÇÃO

  • R$ 80,00
  • Não há devolução da taxa de inscrição.

Para saber o valor total do curso, consulte a aba Investimento, no menu vertical esquerdo, ressaltando que o valor está sujeito a reajustes nos termos da Lei 9.870/99.
 

Documentos

  • Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
  • Cópia autenticada do Diploma de Graduação para graduados e cópia autenticada do Histórico Escolar para graduandos 
  • 1 foto 3x4 recente

Os documentos deverão ser anexados através do menu "Enviar Documentos" no Portal de Inscrições, no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade  dos documentos anexados no Portal de Inscrições.

  •  (Você poderá verificar os documentos pendentes no menu "Doc. Pendentes" no Portal de Inscrições)
  • A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.

Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, a taxa de inscrição e matrícula serão devolvidas.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaocogeae@pucsp.br

Estrutura Didática 

O curso abordará questões relativas aos cinco períodos principais na História enfocando os seguintes temas:

  1. De um povo nômade para um império.   O conteúdo abrange informações gerais da cultura e língua turca, origem dos turcos, imigração da Mongólia para Anatólia, adoção de islã dos turcos, final de império Seljúcidas que é datado 1299.  Duração da aula será de 3 horas administrado pelo professor Yusuf Elemen;
  1. Império Turco Otomano (1299-1789). O conteúdo abrange breve história do império, visando analisar a reação a composição multi-identidade, multicultural. Duração da aula será de 3 horas administrado pelo professor Yusuf Elemen.
  1. A civilização Islão e os Turcos. O conteúdo será uma apresentação do Islão e seus fundamentos. Duração da aula será de 3 horas administrado pelo professor Yusuf Elemen.
  1. Republica Turca. Um pais ponte entre ocidente e oriente. Duração da aula será de 3 horas administrado pelo professor Yusuf Elemen.
  1. Turquia depois da primavera árabe. Duração da aula será de 3 horas administrado pelo professor Yusuf Elemen.
Duração 
15 horas
Turmas e Horários 

Início: 25 de abril de 2018
Término: 23 de maio de 2018
Dia da semana: quarta-feira
Horário: das 19h às 22h

Categoria 
Extensão
Situação 
Aguarde informações
Áreas de conhecimento 
Investimento 

Investimento total no curso:

  • Aguarde 

Se você faz parte da rede Colaboradores, após a conclusão de sua inscrição entre em contato conosco de 2ª a 6ª feira das 9h às 18h pelo telefone (11) 3124-9628 ou pelo e-mail: relacionamentocogeae@pucsp.br. Os documentos necessários para a concessão do desconto são: Carta Colaboradores, disponível no site https://colaboradores.com.br/ e Declaração de Vínculo de sua Empresa atualizada.

Conecte-se à PUC-SP