Conflitos Internacionais em Tempos de Globalização: a Presença dos Atores Não Estatais

No atual cenário da política internacional, observa-se a emergência de atores não estatais que levam a um novo entendimento sobre os conflitos e as formas de governança existentes no mundo. Isso fica claro com a sensível diminuição das guerras interestatais desde o término da Guerra Fria, quando novas ameaças e novos atores passaram a impactar a forma como ocorrem os conflitos.

No Brasil, é cada vez maior a participação de novos atores em novas formas de conflito e governança na guerra contra as drogas, no projeto de pacificação do Rio de Janeiro, nos megaeventos esportivos que o país recebeu na última década e na exportação e importação de técnicas e tecnologias de segurança e guerra. Os fenômenos internacionais, embora costumem ser apresentados como distantes de nosso cotidiano, estão presentes nos espaços aparentemente mais locais possíveis, sobretudos nas grandes cidades, como São Paulo.

O Curso de Extensão Conflitos Internacionais em Tempos de Globalização: a Presença de Atores Não Estatais propicia melhor entendimento de conflitos internacionais em diversos cenários, como Europa, Oriente Médio, África e Américas.

a) Possibilitar a construção de um senso crítico para a análise dos atores estatais e não estatais na política internacional; b) elaborar e avaliar informações sobre a conjuntura internacional mediante a construção de cenários dos conflitos internacionais; c) avaliar os processos políticos, econômicos, sociais e culturais da política internacional; d) identificar e avaliar o sentido das ações de governança global na dinâmica dos conflitos internacionais; e) pensar possíveis práticas e políticas públicas voltadas para a governança global; f) analisar os principais tratados e acordos internacionais que se constituem em mecanismos de governança global.

Público-Alvo

Estudantes de graduação e pós-graduação; profissionais das áreas de Relações Internacionais, Ciências Sociais, Economia, Administração e Jornalismo que desejem obter conhecimentos específicos sobre violência, conflitos e governança internacionais.

Professor em destaque

Prof. Dr. Reginaldo Mattar Nasser

Professor do Departamento de Politica da PUC-SP desde 1989. Professor do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (UNESP, UNICAMP e PUC-SP). Pesquisador  no Instituto Nacional de Estudos Sobre os EUA (INEU). Coordenador do Grupo de Estudos sobre Conflitos Internacionais (GECI-PUC). Chefe do Departamento de Relações Internacionais da PUC-SP desde 2013. Saiba mais

Inscrição
  1. Inscrição: após o cadastro de sua inscrição no Portal de Inscrições, serão gerados automaticamente um boleto e um comprovante de inscrição. Uma mensagem de confirmação será enviada para o seu endereço eletrônico.
  2. Procedimentos de Matrícula: tão logo efetue o pagamento da inscrição, você receberá um segundo e-mail com o link de acesso ao Portal Educacional onde será gerado o boleto com a primeira parcela do plano de pagamento e o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais para a celebração.
  3.  Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno, deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@pucsp.br e  entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
  4. Efetivação de matrícula:após o pagamento da primeira parcela do plano e o aceite nos Termos e Condições do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, sua matrícula será efetivada.
    Uma vez efetivada a matrícula você receberá as informações de acesso ao Portal Acadêmico do Aluno da PUC-SP no endereço eletrônico cadastrado.

PUC-SP Campus Perdizes

Atendimento no Campus Consolação - Unidade COGEAE  Faça sua inscrição

TAXA DE INSCRIÇÃO

• R$ 80,00
  • Não há devolução da taxa de inscrição.

Para saber o valor total do curso, consulte a aba Investimento, no menu vertical esquerdo, ressaltando que o valor está sujeito a reajustes nos termos da Lei 9.870/99.

• Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
  • Cópia autenticada do Diploma de Graduação para graduados e cópia autenticada do Histórico Escolar para graduandos
  • 1 foto 3x4 recente

Os documentos deverão ser anexados através do menu "Enviar Documentos" no Portal de Inscrições, no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade  dos documentos anexados no Portal de Inscrições.

•  (Você poderá verificar os documentos pendentes no menu "Doc. Pendentes" no Portal de Inscrições)
  • A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.

Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, a taxa de inscrição e matrícula serão devolvidas.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaocogeae@pucsp.br

Estrutura Didática

Temas

• Introdução aos Conflitos Internacionais: Imperialismo, Colonialismo e Guerra - Reginaldo Nasser