Criação Literária: Poesia e Prosa

O Curso de Extensão Criação Literária: Poesia e Prosa é um espaço para quem busca construir um estilo literário próprio e refletir sobre a escrita. Nas aulas, abordam-se diferentes gêneros – poesia, prosa e gêneros híbridos –, por meio de discussões teóricas e de exercícios práticos, com ênfase na leitura e no debate sobre repertório crítico e literário.

Objetivo

Estimular a criação da voz autoral, por meio de análises e leituras coletivas de textos produzidos pelos participantes.

Público-Alvo

Escritores, editores, jornalistas, profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação das áreas de Letras e Comunicação; público em geral, interessado em desenvolver suas habilidades de produção literária.

Corpo Docente

Se você deseja obter informações sobre os professores, clique em seu Currículo Lattes.

COORDENADORA

Profa. Dra. Maria Aparecida Junqueira

PROFESSORES

Profa. Dra. Annita Costa Malufe
Prof. Ms. Carlos Eduardo Siqueira Ferreira de Souza

Dados sujeitos a alterações.

Inscrição
  1. Inscrição: após o cadastro de sua inscrição no Portal de Inscrições, serão gerados automaticamente um boleto e um comprovante de inscrição. Uma mensagem de confirmação será enviada para o seu endereço eletrônico.
  2. Procedimentos de Matrícula: tão logo efetue o pagamento da inscrição, você receberá um segundo e-mail com o link de acesso ao Portal Educacional onde será gerado o boleto com a primeira parcela do plano de pagamento e o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais para a celebração.
  3.  Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno, deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@pucsp.br e  entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
  4. Efetivação de matrícula:após o pagamento da primeira parcela do plano e o aceite nos Termos e Condições do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, sua matrícula será efetivada.
    Uma vez efetivada a matrícula você receberá as informações de acesso ao Portal Acadêmico do Aluno da PUC-SP no endereço eletrônico cadastrado.

PUC-SP Campus Consolação - Unidade COGEAE

Faça sua inscrição

TAXA DE INSCRIÇÃO

• R$ 80,00
  • Não há devolução da taxa de inscrição.

Para saber o valor total do curso, consulte a aba Investimento, no menu vertical esquerdo, ressaltando que o valor está sujeito a reajustes nos termos da Lei 9.870/99.

• Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
  • Cópia autenticada do Diploma de Graduação para graduados e cópia autenticada do Histórico Escolar para graduandos
  • 1 foto 3x4 recente

Os documentos deverão ser anexados através do menu "Enviar Documentos" no Portal de Inscrições, no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade  dos documentos anexados no Portal de Inscrições.

•  (Você poderá verificar os documentos pendentes no menu "Doc. Pendentes" no Portal de Inscrições)
  • A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.

Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, a taxa de inscrição e matrícula serão devolvidas.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaocogeae@pucsp.br

Estrutura Didática

Temas

• Gênero Lírico e suas Transformações. Métrica e Rima. Natureza da Linguagem Poética
  • Poema Moderno: Versos Brancos e Livres. Ritmos e Métrica. Ritmo e Sonoridade
  • O Banal e o Cotidiano na Poesia. Modernismo no Brasil. Imagens do Cotidiano
  • Lírica Contemporânea. Vozes Múltiplas na Poesia. Drama e Oralidade. Notações da Oralidade
  • Gêneros Híbridos. Prosa Poética e Poema-em-Prosa. Cenas Poéticas
  • Ambientes e Cenários. Lugar da Cena. Descrição de Objetos ou Locais Mínimos
  • Narrador no Conto Moderno. Voz do Enunciado. Fala, Escrita e Interlocutor
  • Personagem e suas Variantes. Construção de Personagem
  • Ritmo Narrativo. Acelerar ou Ralentar a Narração. Construção e Estrutura de Frases

Aprovação

Frequência mínima de 75% nas aulas ministradas e nota igual ou superior a 7,0.

Turmas e Horários

Início: 17 de abril de 2018
Término: 26 de junho de 2018
Dia da semana: terça-feira
Horário: das 19h30 às 22h30

Campus Consolação - Unidade COGEAE

Rua da Consolação, 881
Consolação - São Paulo/SP

Atendimento no Campus Consolação - Unidade COGEAE

Rua da Consolação, 881 - Consolação - São Paulo/SP
Telefone: (11) 3124-9600
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h30, e  aos sábados, das 8h às 12h30
Central de atendimento telefônico: de segunda a sexta-feira, das 9h às   19h, e aos sábados, das 8h às 13h

Matrículas abertas
Áreas de conhecimento

Investimento total no curso

Matriculas até 22/12/17
Matrícula de R$ 195,17 + 5 mensalidades de R$ 195,17 (Fevereiro a Junho)

Matriculas de 23/12/17 até 22/01/18
Matrícula de R$ 195,17 +  5 mensalidades de R$ 195,17 (Fevereiro a Junho)

Matriculas de 23/01/17 até 22/02/18
Matrícula de R$ 234,20 + 4 mensalidades de R$ 234,20 (Março a Junho)

Matriculas de 23/02/17 até 22/03/18
Matrícula de R$ 292,75 + 3 mensalidades de R$ 292,75 (Abril a Junho)

Matriculas de 23/03/17 até 22/04/18
Matrícula de R$ 390,33 + 2 mensalidades de R$ 390,33 (Maio a Junho)

Matriculas de 23/04/17 até 22/05/18
Matrícula de R$ 585,50 + 1 mensalidade de R$ 585,50 (Junho)

Matriculas de 23/05/17 até 22/06/18
Matrícula de R$ 1.171,00

Se você faz parte da rede Colaboradores, após a conclusão de sua inscrição entre em contato conosco de 2ª a 6ª feira das 9h às 18h pelo telefone (11) 3124-9628 ou pelo e-mail: relacionamentocogeae@pucsp.br. Os documentos necessários para a concessão do desconto são: Carta Colaboradores, disponível no site https://colaboradores.com.br/ e Declaração de Vínculo de sua Empresa atualizada.