Educação Continuada

O curso Estado, Sociedade e Políticas Públicas busca oferecer conhecimento teórico e prático para aqueles que pretendem entender a emergência das políticas públicas, desde sua entrada na agenda governamental à implementação.

O papel do Estado como agente central na promoção de políticas é analisado, mas ao lado das pressões assimétricas e contraditórias de grupos sociais distintos que compõem a noção de Sociedade. Daí o curso enfatizar a lógica dos conflitos, que surgem a partir das diversas demandas, uma vez que políticas públicas implica o ponto de culminância de interesses, visões de mundo, capacidades de articulação, coalizão e pressão, entre outras variáveis.

Deve-se ressaltar a polissemia tanto do termo “políticas públicas” quanto de suas correntes interpretativas, o que obriga a uma definição mínima com vistas à sua aplicação a políticas concretas. Nesse sentido, o curso aborda alguns problemas centrais do Brasil contemporâneo, tais como: o tema da violência (inclusive a praticada por agentes do Estado), as grandes áreas de Saúde, Educação e Assistência Social, o problema do transporte/trânsito/mobilidade, a demanda por terra e moradia, entre outros.

O curso busca, a partir de embasamento teórico, analisar a aplicabilidade empírica dos conceitos a determinadas políticas específicas: Segurança Pública, Saúde/Educação/Seguridade Social, transporte/trânsito/mobilidade, Habitação etc.

• Categoria: Extensão

Alunos (de graduação e pós-graduação); profissionais das áreas de Ciências Sociais, Direito, Serviço Social, Jornalismo, Administração Pública e Economia; sindicalistas; militantes de movimentos sociais e de Organizações não-governamentais; pesquisadores acadêmicos; cidadãos interessados em se atualizarem academicamente quanto a temas contemporâneos, notadamente relacionados às políticas públicas.

• Local: Vila Mariana - Cogeae
  • INSCREVA-SE

Prof. Dr. Francisco César Pinto da Fonseca

É graduado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP, 1988), mestre em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 1994) e doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP, 2001). É professor de ciência política da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV/Eaesp) desde 1995. Ministra aulas na graduação em Administração de Empresas e Administração Pública e no Programa de Pós-Graduação em Administração Pública e Governo. Foi líder da Linha de Pesquisa "Governo e Sociedade Civil em Contexto Subnacional" do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública e Governo (PPG-APG) da FGV/Eaesp entre 2012 e março de 2015. É pesquisador do Centro de Estudos em Administração Pública e Governo (Ceapg) da FGV/Eaesp. É coordenador (e também ministra aulas) nos cursos do FGV Corporativo (in company), sobretudo para órgãos governamentais, na FGV/Eaesp. É criador da disciplina "Análise da Conjuntura Política e Econômica" no FGV On Line. É professor de ciência política na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) desde 1996 (Departamento de Política), tendo estado afastado da universidade entre 2006 e 2013. Foi professor de ciência política na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP/SP) entre 1992 e 1997 e chefe do departamento de "Ciência Política, Políticas Públicas e Instituições Políticas Brasileiras" entre 1993 e 1996 nesta instituição. Atua nas áreas de Ciência Política, Administração Pública e de Políticas Públicas e suas diversas interfaces, entre as quais a relação Estado/Sociedade e Mídia/Sociedade. Principais temas de análise: Políticas Públicas (conceitos e áreas temáticas, entre as quais "sistema de justiça" e "vulnerabilidades sócio/institucionais"), Governos Subnacionais, Estado e Governo, Política Brasileira, Administração pública, Gestão Pública, Doutrinas Políticas. . (Texto informado pelo autor)