Família: origens, transformações na contemporaneidade e seus efeitos na educação escolar

O curso percorre as transformações na configuração familiar marcadas pelo declínio da família patriarcal, acompanhando o movimento histórico gerador destas mudanças; identificando os elementos estruturais da família: suas funções normalizantes e patologizantes. Identifica as novas configurações familiares atuais, e os parâmetros destas configurações.

Propõe-se a discutir os efeitos das mutações familiares na educação escolar e construir formas de atendimento familiar nas formas diferenciadas em que elas se apresentam na educação escolar.

Objetivo

Identificar os elementos estruturantes da família, refletir sobre as transformações no percurso históricos e seus efeitos sobre a organização familiar, compreender as modalidades de organização familiar na contemporaneidade, identificar na contemporaneidade as formações normalizantes e patologizantes da família, identificar os efeitos das transformações familiares na educação escolar e nas relações sociais onde a família representa base estrutural das manifestações, identificar os parâmetros que estruturam a família na contemporaneidade e construir formas de atendimento familiar nas modalidades diferenciadas em que as famílias se apresentam na educação escolar.

Público-Alvo

Profissionais e estudantes de educação, psicologia, fonoaudiologia, serviço social; e outros profissionais ou estudantes envolvidos na temática.

Professora em Destaque

Maria Luiza Andreozzi

Profa. titular da PUC-SP, Psicanalista, Psicopedagoga, Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq "Educação e Subjetividade"

Inscrição
  1. Inscrição: após o cadastro de sua inscrição, serão gerados automaticamente um boleto e um comprovante de inscrição. Uma mensagem de confirmação será enviada para o seu endereço eletrônico.
  2. Matrícula: tão logo efetue o pagamento da inscrição, você receberá um segundo e-mail com o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, o Requerimento de Matrícula, a lista de documentos necessários e o boleto da primeira parcela do plano de pagamento.
  3. Efetivação de matrícula: após a confirmação do recebimento de todos os documentos e do pagamento da primeira parcela do plano, sua matrícula será efetivada.

PUC-SP Vila Mariana

TAXA DE INSCRIÇÃO

• Taxa com desconto especial até 31/07 - R$ 60,00
    A partir de 01/08 – R$ 80,00

Para saber o valor total do curso, consulte a aba Investimento, no menu vertical esquerdo.

Não há devolução da taxa de inscrição.

• Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
  • Contrato de Prestação de Serviços Educacionais
  • Requerimento de Inscrição
  • Cópia autenticada do diploma para graduados e cópia autenticada do histórico escolar para os graduandos
  • 1 foto 3x4 recente

Os documentos deverão ser encaminhados via Correios (SEDEX ou carta registrada) ao Setor de Atendimento da COGEAE, situado na Rua da Consolação, 881 – 1º andar – Consolação - São Paulo/SP – CEP 01301-000, ou deverão ser entregues presencialmente em horário de atendimento, de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h30, e aos sábados, das 8h às 12h30.

ATENÇÃO: A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.

Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com até 24 horas de antecedência à data prevista para o início das atividades.

Estrutura Didática

- Elementos estruturantes da família
- História e transformações familiares
- Efeitos das transformações familiares na educação escolar
- Formações normalizantes e patologizantes na família e seus efeitos na educação escolar
- Parâmetros que estruturam a família na contemporaneidade
- A escola e o atendimento familiar em suas diferentes modalidades

Aulas expositivas com leitura de textos; apresentações em Power Point; apresentações de DVDs, filmes para análise e debates; exposição de casos para análise feita pelos professores e pelos alunos.

Turmas e Horários

Início: 17 de agosto de 2017
Término: 14 de dezembro de 2017
Dia da semana: quintas-feiras
Horário: das 19h30 às 21h30

Vila Mariana - Cogeae

Rua Afonso Celso, 671/711
Vila Mariana - São Paulo/SP

Atendimento ao aluno no Campus Consolação

Unidade COGEAE

Rua da Consolação, 881 - Consolação - São Paulo/SP
Telefone: (11) 3124-9600
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h30, e   aos sábados, das 8h às 12h30
Central de atendimento telefônico: de segunda a sexta-feira, das 9h às   19h, e aos sábados, das 8h às 13h

Matrículas encerradas
Áreas de conhecimento

Investimento total no curso

• 6 parcelas de R$ 180,00

Se você faz parte da rede Colaboradores, após a conclusão de sua inscrição entre em contato conosco de 2ª a 6ª feira das 9h às 18h pelo telefone (11) 3124-9628 ou pelo e-mail: relacionamentocogeae@pucsp.br. Os documentos necessários para a concessão do desconto são: Carta Colaboradores, disponível no site https://colaboradores.com.br/ e Declaração de Vínculo de sua Empresa atualizada.