Fragilidades na Velhice: Gerontologia Social e Atendimento

No Brasil, o alto crescimento da população idosa é um dado significativo que deve ser avaliado não só pelo Estado, por meio de políticas específicas para os que envelhecem, mas pela sociedade como um todo.

Objetivo

O curso de extensão, Fragilidades na Velhice: gerontologia social e atendimento, fornece instrumentos e referenciais analíticos que qualificam profissionais que trabalham, ou pretendem trabalhar, junto ao segmento idoso com subsídios teóricos, filosóficos e psicológicos de fundamental importância para o aprimoramento do atendimento da demanda crescente que acompanha o envelhecimento da população.

Público alvo:

Profissionais que trabalham com idosos, portadores de graduação nas áreas de psicologia, gerontologia, serviço social, enfermagem, fisioterapia, terapia ocupacional, medicina, direito, educação e interessados no tema que possuam diploma de graduação.

Inscrição
  1. Inscrição: após o cadastro de sua inscrição no Portal de Inscrições, serão gerados automaticamente um boleto e um comprovante de inscrição. Uma mensagem de confirmação será enviada para o seu endereço eletrônico.
  2. Procedimentos de Matrícula: tão logo efetue o pagamento da inscrição, você receberá um segundo e-mail com o link de acesso ao Portal Educacional onde será gerado o boleto com a primeira parcela do plano de pagamento e o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais para a celebração.
  3.  Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno, deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@pucsp.br e  entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
  4. Efetivação de matrícula:após o pagamento da primeira parcela do plano e o aceite nos Termos e Condições do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, sua matrícula será efetivada.
    Uma vez efetivada a matrícula você receberá as informações de acesso ao Portal Acadêmico do Aluno da PUC-SP no endereço eletrônico cadastrado.

PUC-SP – Vila Mariana

Faça sua inscrição

TAXA DE INSCRIÇÃO

• R$ 80,00
  • Não há devolução da taxa de inscrição.

Para saber o valor total do curso, consulte a aba Investimento, no menu vertical esquerdo, ressaltando que o valor está sujeito a reajustes nos termos da Lei 9.870/99.

• Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
  • Cópia autenticada do Diploma de Graduação para graduados e cópia autenticada do Histórico Escolar para graduandos
  • 1 foto 3x4 recente

Os documentos deverão ser anexados através do menu "Enviar Documentos" no Portal de Inscrições, no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade  dos documentos anexados no Portal de Inscrições.

•  (Você poderá verificar os documentos pendentes no menu "Doc. Pendentes" no Portal de Inscrições)
  • A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.

Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, a taxa de inscrição e matrícula serão devolvidas.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaocogeae@pucsp.br

Estrutura Didática

Clique nas temáticas abaixo

Envelhecimento e Velhices na Contemporaneidade

• Mundo contemporâneo, longevidade e envelhecimento populacional;
  • Estado de Direito e políticas para as pessoas idosas;
  • Sociedade civil, diferentes formas de organização social e convivência social do segmento idoso;
  • Velhice, direitos humanos, educação e cidadania;
  • Espaços de participação política em favor dos direitos dos idosos.

Bioética, Longevidade e Envelhecimento

• Apresentação do programa;
  • Introdução aos discursos sobre a longevidade sob a ótica da Análise do Discurso;
  • O que os discursos falam sobre como e por que envelhecemos: números, classificações, geriatria, gerontologia, biotecnologias;
  • Homem-máquina I: um olhar sobre como nós e nossas máquinas vivemos e morremos - repercussão dessa relação;
  • Homem-máquina II: simbiose nos processos de envelhecimento, adoecimento e morte; a explosão tecnológica de ultra-sonografias, tomografias computadorizadas e ressonâncias magnéticas;
  • A vida como uma invenção: as perguntas da vida/morte. Terapias de ampliação da vida e antienvelhecimento;
  • Genômica, o corpo como mercadoria/mercado humano, da alquimia à algenia, clonagem. Desafio à humanização;
  • Bioética, longevidade e envelhecimento. O corpo envelhecido como dispositivo de controle?
  • Paradoxo: entre a eutanásia e a distanásia;
  • Avaliação do módulo.

Atenção Multidisciplinar à saúde do idoso

• Aspectos fisiológicos e patológicos do envelhecimento;
  • Avaliação gerontológica ampla;
  • Intervenções multidisciplinares domiciliares e em instituições

Atendimento Psicogerontológico às Velhices Fragilizadas

• Introdução ao conceito de velhice fragilizada;
  • Funcionalidade e curso de vida;
  • Atenção à saúde em gerontologia

Aprovação

Frequência mínima de 75% nas aulas ministradas e nota igual ou superior a 7,0.

Turmas e Horários

Início: 17 de março de 2018
Término: 9 de junho de 2018
Dia da semana: sábado