Apresentação

Observando o esporte como um negócio, não se tem muita surpresa: os investimentos são realizados com muito planejamento e os resultados são espantosos. Do ponto de vista de mercado, o futebol pode ser entendido de 3 (três) formas: como produto, como ferramenta de comunicação e como ponto-de-venda.

Como “produto” o futebol é algo que atinge determinada necessidade do consumidor, como por exemplo, alguns buscam o esporte como forma de obter saúde, outros para entretenimento, outros para lazer, outros para encontrar amigos e assim por diante. Cada um destes públicos se relaciona com o esporte de uma determinada maneira. Estão dispostos a pagar ingressos, pagar uma mensalidade de um clube, ser assinante de uma TV com canais “pay-per-view”(pagos) e muito mais. Como ferramenta de comunicação, o futebol permite desde a publicidade gerada pelo uso de camisas pelos torcedores ou quando as imagens dos jogadores aparecem na TV, até ações promocionais e até mesmo de merchandising. As empresas investem milhões para ter acesso ao patrocínio dos grandes times pela visibilidade que o clube tem e pelos atributos que o clube ou o jogador poderão oferecer às marcas.

O curso aborda tanto o papel do marketing como ferramenta estratégica para a Indústria do Futebol, que é tratado como “Mercado da Bola”, como também de que forma se pode utilizar o futebol como ferramenta mercadológica para empresas de diversos segmentos. A base para o desenvolvimento dos conceitos tratados no curso são os clubes brasileiros, sobretudo aqueles mais representativos no cenário nacional, e algumas referências de clubes internacionais são apresentadas, como forma de agregar valor as ideias propostas. Por meio dos clubes o mercado da bola se movimenta, seja na visão do futebol como um produto, como uma ferramenta de comunicação ou até mesmo como um ponto de venda para comercialização de diversos produtos e serviços.

O curso está direcionado aos profissionais que atuam ou desejam atuar com atividades relacionadas ao esporte (mercado esportivo), com foco no futebol. Esse mercado esportivo (futebol) envolve clubes, empresários, empresas patrocinadoras, mídias, comércio e indústria de materiais e equipamentos esportivos.


Objetivos

O curso está direcionado aos profissionais que atuam ou desejam atuar com atividades relacionadas ao esporte (mercado esportivo), com foco no futebol. Esse mercado esportivo (futebol) envolve clubes, empresários, empresas patrocinadoras, mídias, comércio e indústria de materiais e equipamentos esportivos. Ou seja, o mercado é representativo, indica crescimento e oportunidades de inserção e crescimento profissional.

O objetivo é apresentar o conjunto de estratégias mercadológicas voltadas ao mercado esportivo com a finalidade de aproveitar as oportunidades que o futebol oferece de forma ampla à economia. Há necessidade, de ordem inclusive legal e não apenas pela competitividade do mercado, de que os clubes se profissionalizem cada vez mais e, para isso a estratégia de produto, preço, comunicação e distribuição, tratada de forma conjunta na visão de marketing se apresenta como obrigatória em um mercado cada vez mais competitivo.

Sobre o Curso
  • Categoria: Extensão
  • Público-alvo:

    Gestores Esportivos, que necessitem ampliar, rever e obter conhecimentos sobre práticas mercadológicas novas e usuais para atuarem no mercado da bola.

    Profissionais que queiram se preparar e qualificar para o ingresso na carreira, atuando em empresas do segmento esportivo (clube, indústrias, comércio, mídias, patrocinadores etc.)

    O conteúdo do curso e a forma que será conduzido atenderão as necessidades de empresários e estudantes que desejam maiores informações referentes ao negócio do esporte (business).

  • Duração: 32 horas
  • Local: Vila Mariana - Cogeae
  • INSCREVA-SE
Professor em Destaque

Prof. Dr. Luiz Claudio Zenone

Doutor em Ciências Sociais e Mestre em Administração com ênfase em Marketing pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Consultor organizacional especialista em Marketing possui mais de 20 anos de experiência nas áreas de Marketing e Vendas. É professor de Marketing do Curso de Graduação em Administração (PUC/SP) e Coordenador/Professor no Curso de Pós-Graduação (MBA em Marketing), também promovido pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Atuou também como Chefe do Departamento de Administração (biênio 2007-2009) e Suplente de Chefe do Departamento de Administração (biênio 2017-2019) da PUC/SP. É palestrante sobre Gestão,, escreve para boletins e revistas no Brasil e é autor dos livros: Marketing Sustentável, Marketing Futebol Clube, Gestão Estratégica de Marketing: conceitos e estratégias; Marketing de Relacionamento: tecnologia, processos e pessoas; Marketing Estratégico e Competitividade Empresarial; Marketing Social; Marketing da Promoção e Merchandising; Marketing da Gestão e Tecnologia; Customer Relationship Management (CRM): Mudando a Estratégia sem Comprometer o Negócio; Marketing da Comunicação e é co-autor do livro Novos Rumos do Marketing e Administração Hospitalar.

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