Apresentação

É cada vez mais comum encontrarmos pessoas de diferentes idades jogando games digitais em computadores, celulares ou tablets. Nessa perspectiva, surge a necessidade de considerarmos esses jogos também na área de Educação, afinal eles estão em nosso cotidiano e propiciam diferentes manifestações culturais, linguísticas e simbólicas, que podem enriquecer o ensino de línguas.

O Curso Games Digitais no Ensino de Línguas: Linguagem e Cultura adota uma abordagem metodológica que valoriza estratégias de gamificação, bem como a exploração e a experimentação de diferentes materiais e recursos tecnológicos, articulados com estratégias de interação e colaboração entre os participantes no ambiente virtual de aprendizagem. Entre os temas abordados, destacam-se: cultura e linguagem gamer; questões discursivas e linguísticas no universo dos games, narrativas e elementos da cultura gamer nas aulas de línguas; roteirização e gamificação de atividades baseadas na linguagem e cultura gamer.

 


Objetivos

Possibilitar aos professores de língua estrangeira ou materna conhecerem e explorarem diferentes recursos, plataformas e games digitais em suas atividades docentes, de modo que possam articular elementos discursivos e culturais do universo gamer do cotidiano dos estudantes às suas práticas pedagógicas.

Sobre o Curso
  • Categoria: Extensão, Curso Online
  • Público-alvo:

    Professores de línguas estrangeiras e materna.

  • Duração: 30 horas
  • Local: Online
  • INSCREVA-SEna lista de interesse
Professor em Destaque

Cristiane Freire de Sá

Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP (2015), Especialista em Design Instrucional pela Universidade Federal de Itajubá (2009) e graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Unimódulo (2007). Diretora adjunta da Diretoria de Educação a Distância do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), onde também já atuou como coordenadora geral da Rede e-Tec Brasil/Profuncionário; coordenadora técnica de EAD e designer instrucional. Foi professora no SENAC-SP, onde ministrou aulas no Programa de Pós-Graduação em Design Instrucional.

Saiba Mais
Professor em Destaque

Ricardo Medeiros Priuli

Mestrando em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem na PUC-SP e graduado em Produção Audiovisual com ênfase em Animação pelo SENAC-SP (2013). Participante do Grupo de pesquisa GPeAHFC/CNPq, atuando nas áreas de Linguagem Audiovisual e Linguagem e Formação Tecnológica de Professores, sob o enfoque dos processos de produção de videoaulas. Desde 2008, atua no planejamento, desenvolvimento e uso de recursos didáticos audiovisuais em instituições como Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Sistema Anglo de Ensino, entre outras.

Saiba Mais
Menu
Educação
Continuada
J.PUC-SP
Sou PUC