Indicadores em Recursos Humanos Baseados no Balanced Scorecard

O balanced scorecard é uma ferramenta imprescindível no processo de gestão, ao refletir a natureza do negócio e a sua estratégia. Nessa ótica, cada empresa tem um diferente scorecard, já que possui peculiaridades quanto à sua estratégia corporativa, o que cria a necessidade de balancear medidas financeiras e não financeiras, identificar fatores críticos, administrar pessoas, motivando-as para a construção de uma companhia de sucesso.

Assim, é fundamental a elaboração de indicadores quantitativos e qualitativos que permitam o alinhamento das métricas de Recursos Humanos com as estratégias e os resultados organizacionais.  O Curso Indicadores em Recursos Humanos Baseados no Balanced Scorecard propicia uma reflexão sobre o cenário atual da gestão de pessoas e possibilita o desenvolvimento de competência para analisar e demonstrar a atuação de RH como agregadora de valor à organização.

a) Capacitar o participante para desenvolver e analisar painéis de controle de informações gerenciais de Recursos Humanos alinhados ao balanced scorecard, com indicadores qualitativos e quantitativos; b) capacitá-lo para calcular os principais indicadores de RH, bem como analisá-los.

Público-Alvo

Graduandos e profissionais de Administração, Economia, Psicologia, Pedagogia e áreas afins; gestores e profissionais de Recursos Humanos; demais interessados no tema.

Professora em Destaque

Profa. Dra. Juliana Aparecida de Oliveira Camilo

Graduada em Psicologia (2003) pela Universidade São Francisco (USF), mestre (2007) e doutora (2016) em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É docente no Departamento de Administração e Economia da PUC-SP e em cursos de Gestão e Psicologia da Universidade Paulista (UNIP). Tem vasta experiência na área de Recursos Humanos, desenvolvendo e implantando soluções capazes de dar sustentação ao varejo, ao contact center e à área industrial. Atua na coordenação, no desenvolvimento e na implantação de ações diversas em T&D (treinamento de vendas, programas de formação etc.), R&B (remuneração variável, plano de benefícios), R&S (recolocação, estruturação do processo de recrutamento interno etc.) e pesquisa de clima (para 70.000 funcionários) com a metodologia Great Place to Work. Saiba mais

Corpo Docente

Se você deseja obter informações sobre algum professor, clique no nome desejado para acessar seu Currículo Lattes.

COORDENADORA

Profa. Dra. Juliana Aparecida de Oliveira Camilo

PROFESSORES

Profa. Andressa Borba
Profa. Elaine Cristina de Lima
Profa. Dra. Dione Fagundes Nunes Gomes
Prof. Fabiano Mathias Costa Molina
Profa. Dra. Laura Marques Castelhano
Prof. Dr. Pedro Aguirre
Profa. Ms. Sandra Maria Medeiros Loureiro

Dados sujeitos a alterações.

Inscrição
  1. Inscrição: após o cadastro de sua inscrição no Portal de Inscrições, serão gerados automaticamente um boleto e um comprovante de inscrição. Uma mensagem de confirmação será enviada para o seu endereço eletrônico.
  2. Procedimentos de Matrícula: tão logo efetue o pagamento da inscrição, você receberá um segundo e-mail com o link de acesso ao Portal Educacional onde será gerado o boleto com a primeira parcela do plano de pagamento e o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais para a celebração.
  3.  Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno, deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@pucsp.br e  entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
  4. Efetivação de matrícula:após o pagamento da primeira parcela do plano e o aceite nos Termos e Condições do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, sua matrícula será efetivada.
    Uma vez efetivada a matrícula você receberá as informações de acesso ao Portal Acadêmico do Aluno da PUC-SP no endereço eletrônico cadastrado.

PUC-SP - Campus Consolação

Atendimento no Campus Consolação - Unidade COGEAE  Faça sua inscrição

TAXA DE INSCRIÇÃO

• R$ 80,00
  • Não há devolução da taxa de inscrição.

Para saber o valor total do curso, consulte a aba Investimento, no menu vertical esquerdo, ressaltando que o valor está sujeito a reajustes nos termos da Lei 9.870/99.

• Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
  • Cópia autenticada do Diploma de Graduação para graduados e cópia autenticada do Histórico Escolar para graduandos
  • 1 foto 3x4 recente

Os documentos deverão ser anexados através do menu "Enviar Documentos" no Portal de Inscrições, no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade  dos documentos anexados no Portal de Inscrições.

•  (Você poderá verificar os documentos pendentes no menu "Doc. Pendentes" no Portal de Inscrições)
  • A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.

Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, a taxa de inscrição e matrícula serão devolvidas.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaocogeae@pucsp.br

Estrutura Didática

• Principais Desafios da Área de Gestão de Pessoas no Contexto Atual
  • Conceitos Básicos do BSC