Educação Continuada

A proposta do curso visa o aprimoramento da expressão escrita através da linguagem poética. Busca desenvolver as criatividades e aprimorar a expressão escrita e oral. Propicia a produção de diferentes tipos de textos através da linguagem poética.

• Categoria: Extensão

Pedagogos, sociólogos, fonoaudiólogos, artistas, comunicólogos, assistentes sociais, historiadores, profissionais da rede pública, graduados, graduandos e interessados em geral.

• Local: Campus Perdizes, Vila Mariana
  • INSCREVA-SE

Profa. Dra. Arlete Assumpção Monteiro

Profa. Titular na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-Doutorado em Estudos sobre a América Latina, Universidad Pablo de Olavide, Sevilha, Espanha (2010). Dra em Históra, área História Econômica, Universidade de São Paulo (1996). Mestrado em Educação (1987) PUCSP. Pós-Graduada em Ciências Sociais, PUCSP. Graduada em Educação, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras "Sedes Sapientiae", PUC-SP (1970). Profa. Visitante e pesquisadora Universidad Pablo de Olavide, Sevilha, Espanha, Curso de Doctorado em América Latina [2003 - 2014]. Pós-doutorado (em andamento) Universidad de Salamanca/Espanha. Vice-Chefe do Departamento de Fundamentos da Educação, PUCSP ( 2010 a 1o. agosto 2013) Vice-Coordenadora do NTC - Núcleo de Trabalhos Comunitários - PUCSP (2010-2012). Profa. convidada no curso da "Universidade Aberta à Maturidade" da PUCSP (2009--2014 e 2016). Assessora Pedagógica da Faculdade de Educação da PUCSP , Colégio Luiza de Marillac (2005 -fevereiro 2010), atual Campus Santana da PUC-SP. Pesquisadora Associada ao Centro de Memória Unicamp. Pesquisadora e Diretora 2a. Secretária do CERU-USP - Centro de Estudos Rurais e Urbanos - USP (2000-atual). Líder do Grupo de Pesquisa CNPq: Arte, Educação e Sociedade, credenciado pela PUCSP desde 2005. Bolsas de Estudo: 1. Bolsa Pesquisa da Universidad Pablo de Olavide, Sevilha, Espanha, [2003]. 2. Programa Intercampus América Latina - Espanha, Faculdad de Trabajo Social, área de Sociologia, Universidad Pablo de Olavide [2000 e 2001]. Bolsa de pesquisa na Universidad Autônoma de Madrid [2002]. 4. Bolsa Participação em Congresso Internacional da Escola Moderna, Alemanha. 5. Bolsa Participação no Congresso América 1998, Madrid, Espanha. 6. Bolsa participação Congresso Americanistas, Sevilha, Espanha, (2006). Estágios realizados no Centre de Recherche Sur le Brèsil Contemporaine, École de Hautes Études en Sciences Sociales, Paris. Estágio na Université Paris IV-Sorbonne, Institut Universitaire de Formation de Maîtres de Paris (julho 2011). Membro de Bancas Examinadoras no Brasil e no Exterior de Teses de Doutorado. Parecerista de cursos e projetos na PUCSP. Publicações: livro publicado em Portugal], em comemoração aos 500 Anos da Descoberta do Brasil. Artigos e comunicações de pesquisas publicados no Brasil e no exterior. Participa de eventos acadêmicos nacionais e internacionais. Colaboradora do jornal digital ?Noticeas?, Instituto de Cultura Européia e Atlântica, Ericeira, Portugal [2005-2012]. Prêmio: Estudo da Cultura Portuguesa no Brasil, IX Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Homenagem da Universidade de Coimbra, Portugal [1989]. por pesquisa realizada. Membro do Instituto História e Geográfico de Santa Catarina, Brasil desde 2016. (Texto informado pelo autor)