Apresentação

O curso "Literatura Infantil - Poesia e Narrativa nos (des)caminhos do lúdico" busca responder a uma demanda de interessados em explorar diferentes formas literárias no âmbito das potencialidades de textos da literatura infantil . A partir das especificidades dessas manifestações seja em prosa ou poesia, o curso desenvolve também o trabalho sobre composição textual no âmbito da ilustração e das possíveis conexões com outras modalidades de linguagens, colocando sempre em destaque o caráter lúdico da literatura infantil em sua vertente estética.


Objetivos

Explorar diferentes formas literárias em prosa e poesia, buscando evidenciar cada uma em suas particularidades, assim como possíveis conexões entre si e/ou com outras modalidades de linguagens de maneira a colocar em destaque o caráter lúdico da literatura infantil e seu potencial estético.

  • Estudar o processo de composição da narrativa e da poesia na literatura infantil, tendo como perspectiva as transformações desde seu surgimento até a contemporaneidade.
  • Verificar a ocorrência e a função do lúdico na poesia e na narrativa infantil.

Professor em Destaque

Profa. Vera Lúcia Bastazin

Possui graduação em Língua e Literatura Francesas e Língua e Literatura Portuguesas ; mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica/ Literatura, pela PUC/SP, onde atualmente é Professora-Associada. Participou nessa mesma Universidade, da fundação do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária (Mestrado e Doutorado), do qual foi coordenadora por quatro gestões. Ministra aulas nos cursos de Graduação em Letras e do Programa de Pós-graduação em Literatura e Crítica Literária. Sua atuação ocorre nas áreas de Teoria Literária, Literatura Comparada - destacadamente Literatura Brasileira e Portuguesa. Realizou estágio Pós-Doutoral, com Bolsa Fapesp, na Universidade do Minho, em Braga, sob a supervisão do Prof. Dr. Vitor Manoel de Aguiar e Silva. Suas pesquisas mais recentes estão centradas no romance contemporâneo. Participou da Diretoria da ABRALIC (2007-08) e da Diretoria da ANPOLL (2015-16). Publicou, nos últimos anos "Mito e Poética na Literatura Contemporânea - um estudo sobre José Saramago". Ateliê Editorial, 2006, 2.ª edição/2017 (no Prelo). Em 2007, como resultado de pesquisa desenvolvida com professores de Filosofia, História e Literatura, lançou "Literatura Infantil e Juvenil: uma proposta interdisciplinar". Editora Articulação Universidade/Escola; em 2011, "Poesia Contemporânea; Brasil/Portugal". São Paulo: EDUC/ CAPES; e, em 2017, "Literatura e Ensino: territórios em diálogo". São Paulo, EDUC/Capes . Possui, também, vários ensaios, artigos e capítulos de livros publicados no Brasil e no exterior. (Texto informado pelo autor)

Saiba Mais
Professor em Destaque

Profa. Elizabeth da Penha Cardoso

Professora do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP. Pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP. Doutorado pelo Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da FFLCH-USP. Mestrado em Comunicação pela ECA-USP e graduação em Jornalismo pela UNESP. É autora do livro Feminilidade e transgressão ? uma leitura da prosa de Lúcio Cardoso, Humanitas/Fapesp, 2013. Foi professora do curso de jornalismo na UNESP - Campus Bauru (SP) e de literatura na Fatea-Lorena (SP). Foi bolsista de doutorado da Fapesp, com estágio na Universidade Estadual de Nova York, nos Estados Unidos, e na Universidade Complutense de Madrid, na Espanha. Tem interesse por Teoria do Romance e do Conto, Literatura Brasileira e Literatura Infantil e Juvenil. (Texto informado pelo autor)

Saiba Mais

Cursos relacionados com inscrições abertas

Especialização
Aprimoramento
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Extensão, Curso Online
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Extensão, Curso Online
Menu
Educação
Continuada
J.PUC-SP
Sou PUC