O curso "Literatura Infantil - Poesia e Narrativa nos (des)caminhos do lúdico" busca responder a uma demanda de interessados em explorar diferentes formas literárias no âmbito das potencialidades de textos da literatura infantil . A partir das especificidades dessas manifestações seja em prosa ou poesia, o curso desenvolve também o trabalho sobre composição textual no âmbito da ilustração e das possíveis conexões com outras modalidades de linguagens, colocando sempre em destaque o caráter lúdico da literatura infantil em sua vertente estética.

Explorar diferentes formas literárias em prosa e poesia, buscando evidenciar cada uma em suas particularidades, assim como possíveis conexões entre si e/ou com outras modalidades de linguagens de maneira a colocar em destaque o caráter lúdico da literatura infantil e seu potencial estético.

• Estudar o processo de composição da narrativa e da poesia na literatura infantil, tendo como perspectiva as transformações desde seu surgimento até a contemporaneidade.
  • Verificar a ocorrência e a função do lúdico na poesia e na narrativa infantil.

Profa. Vera Lúcia Bastazin

Possui graduação em Língua e Literatura Francesas e Língua e Literatura Portuguesas ; mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica/ Literatura, pela PUC/SP, onde atualmente é Professora-Associada. Participou nessa mesma Universidade, da fundação do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária (Mestrado e Doutorado), do qual foi coordenadora por quatro gestões. Ministra aulas nos cursos de Graduação em Letras e do Programa de Pós-graduação em Literatura e Crítica Literária. Sua atuação ocorre nas áreas de Teoria Literária, Literatura Comparada - destacadamente Literatura Brasileira e Portuguesa. Realizou estágio Pós-Doutoral, com Bolsa Fapesp, na Universidade do Minho, em Braga, sob a supervisão do Prof. Dr. Vitor Manoel de Aguiar e Silva. Suas pesquisas mais recentes estão centradas no romance contemporâneo. Participou da Diretoria da ABRALIC (2007-08) e da Diretoria da ANPOLL (2015-16). Publicou, nos últimos anos "Mito e Poética na Literatura Contemporânea - um estudo sobre José Saramago". Ateliê Editorial, 2006, 2.ª edição/2017 (no Prelo). Em 2007, como resultado de pesquisa desenvolvida com professores de Filosofia, História e Literatura, lançou "Literatura Infantil e Juvenil: uma proposta interdisciplinar". Editora Articulação Universidade/Escola; em 2011, "Poesia Contemporânea; Brasil/Portugal". São Paulo: EDUC/ CAPES; e, em 2017, "Literatura e Ensino: territórios em diálogo". São Paulo, EDUC/Capes . Possui, também, vários ensaios, artigos e capítulos de livros publicados no Brasil e no exterior. (Texto informado pelo autor)

Profa. Elizabeth da Penha Cardoso

Professora do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP. Pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP. Doutorado pelo Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da FFLCH-USP. Mestrado em Comunicação pela ECA-USP e graduação em Jornalismo pela UNESP. É autora do livro Feminilidade e transgressão ? uma leitura da prosa de Lúcio Cardoso, Humanitas/Fapesp, 2013. Foi professora do curso de jornalismo na UNESP - Campus Bauru (SP) e de literatura na Fatea-Lorena (SP). Foi bolsista de doutorado da Fapesp, com estágio na Universidade Estadual de Nova York, nos Estados Unidos, e na Universidade Complutense de Madrid, na Espanha. Tem interesse por Teoria do Romance e do Conto, Literatura Brasileira e Literatura Infantil e Juvenil. (Texto informado pelo autor)