A Neuropsicologia tem como objetivo básico investigar as relações cérebro-comportamento tendo como base conhecimentos sobre a organização das funções corticais superiores. A teoria sócio histórica de A. R. Luria (1907-1976) tem se mostrado fecunda nesse estudo, que envolve mapeamento de áreas de facilidade e alterações em processos como atenção, memória, linguagem e emocionais em geral. Esta disciplina tem se desenvolvido e ampliado de forma substancial nestas últimas décadas, tanto no que se refere aos processos diagnósticos como de reabilitação e interventivos em geral. Pesquisas nesse âmbito subsidiam a atuação de profissionais da psicologia, saúde em geral, educação e outras.

Levar o aluno a compreender os princípios básicos da organização cerebral e do funcionamento cognitivo e de personalidade de acordo com os fundamentos teóricos propostos pelo por A. R. Luria (1907-1977) e outros autores.

Maria Cristina Moraes Rosa Petroucic

Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1974), mestrado (2000) e doutorado (2007) em Psicologia Clínica (Núcleo de Psicossomática e Psicologia Hospitalar) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Psicóloga da Divisão de Psicologia (1976-1980) e da Divisão de Neurocirurgia Funcional (1980-2000) do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Desde 1976 é docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo nas disciplinas de Processos e Métodos de Investigação Psicológica I, II e III. Responsável pela criação, coordenação, supervisão e atendimento do serviço de Neuropsicologia Interventiva da Clínica Psicológica Ana Maria Poppovic ligada ao curso de Psicologia da FACHs