Apresentação

A Neuropsicologia tem como objetivo básico investigar as relações cérebro-comportamento tendo como base conhecimentos sobre a organização das funções corticais superiores. A teoria sócio histórica de A. R. Luria (1907-1976) tem se mostrado fecunda nesse estudo, que envolve mapeamento de áreas de facilidade e alterações em processos como atenção, memória, linguagem e emocionais em geral. Esta disciplina tem se desenvolvido e ampliado de forma substancial nestas últimas décadas, tanto no que se refere aos processos diagnósticos como de reabilitação e interventivos em geral. Pesquisas nesse âmbito subsidiam a atuação de profissionais da psicologia, saúde em geral, educação e outras.


Objetivos

Levar o aluno a compreender os princípios básicos da organização cerebral e do funcionamento cognitivo e de personalidade de acordo com os fundamentos teóricos propostos pelo por A. R. Luria (1907-1977) e outros autores.


Professor em Destaque

Maria Cristina Moraes Rosa Petroucic

Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1974), mestrado (2000) e doutorado (2007) em Psicologia Clínica (Núcleo de Psicossomática e Psicologia Hospitalar) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Psicóloga da Divisão de Psicologia (1976-1980) e da Divisão de Neurocirurgia Funcional (1980-2000) do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Desde 1976 é docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo nas disciplinas de Processos e Métodos de Investigação Psicológica I, II e III. Responsável pela criação, coordenação, supervisão e atendimento do serviço de Neuropsicologia Interventiva da Clínica Psicológica Ana Maria Poppovic ligada ao curso de Psicologia da FACHs

Cursos relacionados com inscrições abertas

Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Extensão, Curso Online
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Extensão, Curso Online
Menu
Educação
Continuada
J.PUC-SP
Sou PUC