O curso Notícia e editorial: leitura e análise de sua produção” tem como objetivo mostrar as diferenças entre os dois gêneros jornalísticos e ressaltar suas características, tendo como apoio teórico-metodológico os pressupostos da Linguística Sistêmico-Funcional (Halliday & Matthiessen, 2004). Visa, assim, promover uma reflexão sobre a relação texto e contexto, e sobre o uso adequado de escolhas linguísticas na produção de textos.

As atividades consistirão da leitura de textos teóricos básicos e da análise dos dois gêneros com o intuito de desenvolver leitores e produtores conscientes de textos jornalísticos.

Investigar as diferenças e semelhanças entre dois gêneros jornalísticos – notícia e editorial; discutir o significado de diferentes escolhas, mostrando a importância da relação texto e contexto na produção de textos.

• Categoria: Extensão, Curso Online

Graduandos e pós-graduandos dos cursos de Jornalismo, Letras, e áreas afins, professores de língua portuguesa e demais interessados em textos jornalísticos e sua produção.

• Local: Online
  • INSCREVA-SEna lista de interesse

Célia Maria Macêdo de Macedo

Mestre em Linguística e TEFL pela Ball State University, Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pós-doutora pela mesma universidade. É Professora Associada aposentada pela Universidade Federal do Pará. Exerceu atividades como coordenadora e professora do curso de inglês instrumental a distância. Atua como professora de cursos a distância oferecidos pela COGEAE/PUCSP. Em sua atual pesquisa, descreve as características léxico-gramaticais e discursivas dos principais gêneros acadêmicos em inglês e português.