Educação Continuada

O Curso de Extensão O Estado e o Corpo apresenta-se em dois módulos independentes e não sequenciais. Enfoca, no módulo Genealogia dos Estudos Feministas e de Gênero, uma análise das concepções de gênero e sexualidade, bem como dos mecanismos de controle sobre os corpos que produzem e reproduzem diferenças e desigualdades, implícitas em categorias e conceitos do debate dominante para suscitar entre os participantes reflexão sobre as concepções de Estado; questionar o ideal de cidadania universal; propiciar reflexão sobre políticas públicas como espaço para a incorporação da categoria gênero, da liberdade de orientação sexual e identidade de gênero.

No módulo Feminismos Contemporâneos, o curso promove reflexão sobre a alteridade do feminino e sua insistente secundarização. Nas aulas, professores altamente qualificados propõem a discussão do tema com enfoque na artificialidade e no caráter socialmente construído de representações e práticas sociais e culturais frequentemente apresentadas como naturais. Os temas agregadores dessa reflexão são o corpo, a linguagem e as narrativas. Sendo os feminismos plurais e transdisciplinares, a sua pluralidade é mantida numa abordagem comparativa, com referência às diversas correntes feministas.

Propiciar a discussão de questões contemporâneas no campo da Teoria de Gênero e das Sexualidades.

Prof.ª Dra. Carla Cristina Garcia

Graduada (1988), mestre (1991) e doutora (2000) em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com pós-doutorado no Instituto Jose Maria Mora (México - DF) (2004). Professora assistente doutora na PUC-SP e professora titular na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Tem experiência nas áreas de Sociologia de Gênero, Estudos Feministas e Lazer Urbano, atuando nos seguintes temas: gênero, mulheres, condição social, relações sociais e políticas sociais. É coordenadora do Inanna - Núcleo Transdiciplinar de Investigações de Sexualidades, Gênero e Diferenças da PUC-SP e autora de diversos livros, entre eles Ovelhas na Névoa: um Estudo sobre Mulheres e a Loucura; Produzindo Monografia; Sociologia da Acessibilidade e Breve História do Feminismo. Saiba mais