Oficinas de Conversação em Língua Espanhola

Apresentação 

No Brasil, a língua espanhola tem sido fomentada desde a última década dos anos 90 por razões comerciais e, sobretudo, educacionais, posto que se considera a relevância do ensino e aprendizagem do idioma na formação cidadã, no desenvolvimento de pesquisas e na compreensão do mundo em seus aspectos sociais, comerciais, trabalhistas, culturais e artísticos. Além disso, a crescente internacionalização das instituições de nível superior e de educação básica, que incrementam cada vez mais seus mecanismos de intercâmbios e de valorização da dupla diplomação, tem motivado cada vez mais a aprendizagem do espanhol.

Nessa perspectiva, a PUC-SP oferece as Oficinas de Conversação em Língua Espanhola, um espaço de prática oral ao público em geral que tenha algum conhecimento do idioma e que deseje aprofundar ou aperfeiçoar sua competência comunicativa para o trabalho, para a participação em eventos nacionais ou internacionais, para intercâmbios culturais ou acadêmicos ou, simplesmente, para o seu próprio desenvolvimento humano e social e interação em diversas mídias com falantes que se comunicam nesse idioma. Visa também conscientizar a todos da necessidade de se aprender bem o idioma para que possam ser reconhecidos como falantes proficientes, posto que o espanhol é uma língua bem diferente da língua portuguesa e requer prática constante para que, como qualquer outro idioma, não haja mescla das duas línguas no momento de sua realização oral. O curso será oferecido em um único nível e, sob a perspectiva social, cultural e histórica da língua, se desenvolverá mediante oficinas em que as temáticas serão escolhidas de acordo com as necessidades, realidade e vivência dos alunos nele inseridos. O aluno poderá praticar o idioma através de discussões, seminários, entrevistas, apresentações orais e/ou debates. Essa abordagem permite que o aluno imerja no idioma de forma natural e espontânea e com o prazer da participação em diferentes situações do cotidiano e contextos de uso da língua. Além disso, permite que as oficinas estejam em constante atualização de acordo com o interesse do grupo. Desta forma, o aluno poderá matricular-se sempre que quiser ou tiver disponibilidade, pois a cada semestre o curso se renova em suas temáticas e na prática efetiva do uso da língua.

Objetivos

Capacitar o aluno a comunicar-se oralmente em variadas situações do cotidiano que favoreçam a descrição, a narração, a troca de informações, a comparação, a associação, a avaliação e a expressão de sentimentos, opiniões e conhecimento acerca de si e do outro no mundo, de modo a torná-lo competente como falante do idioma espanhol em diferentes situações e contextos da língua, assim como favorecer a prática constante e a comunicação fluente em língua espanhola e a reflexão sobre os desafios e questões das sociedades contemporâneas.

Público-Alvo

A oferta deste curso se baseia na possibilidade de se oferecer um espaço de prática oral aos que têm algum conhecimento do espanhol (ainda que não seja um conhecimento formal), especialmente aos alunos de ensino médio, graduação e pós-graduação que intencionam realizar intercâmbios estudantis ou de pesquisa; bem como a graduandos, pós-graduandos e profissionais em geral que queiram desenvolver sua competência comunicativa para participação em eventos nacionais ou internacionais ou que necessitam da competência oral para o trabalho.

Corpo Docente 

Coordenação

Profa. Dra. Eliane Gonçalves

Professores

Profa. Dra. Eliane Gonçalves e professores convidados.

Inscrição 
  1. Inscrição: após o cadastro de sua inscrição no Portal de Inscrições, serão gerados automaticamente um boleto e um comprovante de inscrição. Uma mensagem de confirmação será enviada para o seu endereço eletrônico.
  2. Procedimentos de Matrícula: tão logo efetue o pagamento da inscrição, você receberá um segundo e-mail com o link de acesso ao Portal Educacional onde será gerado o boleto com a primeira parcela do plano de pagamento e o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais para a celebração.
  3.  Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno, deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@pucsp.br e  entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
  4. Efetivação de matrícula:após o pagamento da primeira parcela do plano e o aceite nos Termos e Condições do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, sua matrícula será efetivada.
    Uma vez efetivada a matrícula você receberá as informações de acesso ao Portal Acadêmico do Aluno da PUC-SP no endereço eletrônico cadastrado.

PUC-SP - Campus Perdizes

TAXA DE INSCRIÇÃO

  • R$ 80,00
  • Não há devolução da taxa de inscrição.

Para saber o valor total do curso, consulte a aba Investimento, no menu vertical esquerdo, ressaltando que o valor está sujeito a reajustes nos termos da Lei 9.870/99.
 

Documentos

  • Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
  • Cópia autenticada do Diploma de Graduação para graduados e cópia autenticada do Histórico Escolar para graduandos 
  • 1 foto 3x4 recente

Os documentos deverão ser anexados através do menu "Enviar Documentos" no Portal de Inscrições, no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade  dos documentos anexados no Portal de Inscrições.

  •  (Você poderá verificar os documentos pendentes no menu "Doc. Pendentes" no Portal de Inscrições)
  • A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.

Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, a taxa de inscrição e matrícula serão devolvidas.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaocogeae@pucsp.br

 

Estrutura Didática 

O curso será organizado em oficinas de conversação, de modo que a cada aula a oficina tratará de um tema diferente da aula anterior. Esta abordagem impede a saturação temática, age diretamente na motivação do aluno, que saberá que a cada semana haverá uma nova proposta de tema e de prática oral, e permite que o aluno imerja no idioma de forma natural e espontânea e com o prazer da participação em diferentes situações do cotidiano e contextos do idioma.

Duração 
30 horas
Turmas e Horários 

Início: 17 de agosto de 2017
Término: 14 de dezembro de 2017
Dia da semana: quinta-feira
Horário: das 17h às 19h

Local 

Campus Perdizes - Cogeae

Rua Monte Alegre, 984
Perdizes - São Paulo/SP
CEP: 05014-901

Atendimento no Campus Consolação - Unidade COGEAE 

Unidade COGEAE
Rua da Consolação, 881 - Consolação - São Paulo/SP
CEP: 01301-000
Telefone: (11) 3124-9600
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h30, e aos sábados, das 8h às 12h30
Central de atendimento telefônico: de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 8h às 13h
Categoria 
Extensão
Situação 
Aguarde informações
Áreas de conhecimento 
Investimento 

Investimento total do curso

  • 6 parcelas de R$ 194,25

Se você faz parte da rede Colaboradores, após a conclusão de sua inscrição entre em contato conosco de 2ª a 6ª feira das 9h às 18h pelo telefone (11) 3124-9628 ou pelo e-mail: relacionamentocogeae@pucsp.br. Os documentos necessários para a concessão do desconto são: Carta Colaboradores, disponível no site https://colaboradores.com.br/ e Declaração de Vínculo de sua Empresa atualizada.

Conecte-se à PUC-SP