No Brasil, a língua espanhola tem sido fomentada desde a última década dos anos 90 por razões comerciais e, sobretudo, educacionais, posto que se considera a relevância do ensino e aprendizagem do idioma na formação cidadã, no desenvolvimento de pesquisas e na compreensão do mundo em seus aspectos sociais, comerciais, trabalhistas, culturais e artísticos. Além disso, a crescente internacionalização das instituições de nível superior e de educação básica, que incrementam cada vez mais seus mecanismos de intercâmbios e de valorização da dupla diplomação, tem motivado cada vez mais a aprendizagem do espanhol.

Nessa perspectiva, a PUC-SP oferece as Oficinas de Conversação em Língua Espanhola, um espaço de prática oral ao público em geral que tenha algum conhecimento do idioma e que deseje aprofundar ou aperfeiçoar sua competência comunicativa para o trabalho, para a participação em eventos nacionais ou internacionais, para intercâmbios culturais ou acadêmicos ou, simplesmente, para o seu próprio desenvolvimento humano e social e interação em diversas mídias com falantes que se comunicam nesse idioma. Visa também conscientizar a todos da necessidade de se aprender bem o idioma para que possam ser reconhecidos como falantes proficientes, posto que o espanhol é uma língua bem diferente da língua portuguesa e requer prática constante para que, como qualquer outro idioma, não haja mescla das duas línguas no momento de sua realização oral. O curso será oferecido em um único nível e, sob a perspectiva social, cultural e histórica da língua, se desenvolverá mediante oficinas em que as temáticas serão escolhidas de acordo com as necessidades, realidade e vivência dos alunos nele inseridos. O aluno poderá praticar o idioma através de discussões, seminários, entrevistas, apresentações orais e/ou debates. Essa abordagem permite que o aluno imerja no idioma de forma natural e espontânea e com o prazer da participação em diferentes situações do cotidiano e contextos de uso da língua. Além disso, permite que as oficinas estejam em constante atualização de acordo com o interesse do grupo. Desta forma, o aluno poderá matricular-se sempre que quiser ou tiver disponibilidade, pois a cada semestre o curso se renova em suas temáticas e na prática efetiva do uso da língua.

Capacitar o aluno a comunicar-se oralmente em variadas situações do cotidiano que favoreçam a descrição, a narração, a troca de informações, a comparação, a associação, a avaliação e a expressão de sentimentos, opiniões e conhecimento acerca de si e do outro no mundo, de modo a torná-lo competente como falante do idioma espanhol em diferentes situações e contextos da língua, assim como favorecer a prática constante e a comunicação fluente em língua espanhola e a reflexão sobre os desafios e questões das sociedades contemporâneas.