Organizado por integrantes do Grupo de Estudos sobre Conflitos Internacionais da PUC-SP (GECI) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INEU), o curso abordará marcos importantes para a compreensão dos aspectos políticos, econômicos e sociais do Oriente Médio. Assuntos contemporâneos relevantes, como a Guerra da Síria, a ascensão do Estado Islâmico, a questão Palestina/Israel, a disputa entre Turquia, Arábia Saudita e Irã pela hegemonia regional e os interesses de EUA e Rússia, serão abordados por uma perspectiva histórica e contemporânea. Assim, como serão analisados movimentos constitutivos da política regional, como o sistema de mandatos, após a 1ª Guerra Mundial, os conflitos no processo de descolonização, a formação dos Estados-nacionais e a ascensão de ideologias — como o sionismo, o nacionalismo árabe e o islã político. Desta forma, se buscará aprofundar o entendimento sobre as causas e consequências dos desdobramentos políticos fundamentais da região, construindo instrumental de análise para a compreensão da geopolítica do Oriente Médio e das Relações Internacionais com ênfase no papel dos EUA.

O curso pretende dar resposta à exigência de uma formação qualificada de novas competências profissionais e intelectuais, decorrente da importância crescente do Oriente Médio para a política internacional, em geral e das políticas externas dos EUA e Brasil, em particular. Alvo de importantes acontecimentos das relações internacionais nas últimas décadas, rica em petróleo e berço de importantes civilizações, culturas e ideologias, a região ainda necessita ser estudada em profundidades. O curso buscará, a partir de reflexões sobre as dimensões histórica e contemporânea do Oriente Médio, proporcionar uma sólida e elevada preparação aos novos tipos de quadros exigidos não só pela internacionalização das estratégias empresariais como também pelas novas funções internacionais do Estado (cooperação, presença em organismos internacionais especializados, etc.) e ainda pela progressiva profissionalização das organizações não governamentais.

Prof. Dr. Reginaldo Mattar Nasser

Professor do Departamento de Politica da PUC-SP desde 1989. Professor do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (UNESP, UNICAMP e PUC-SP). Pesquisador  no Instituto Nacional de Estudos Sobre os EUA (INEU). Coordenador do Grupo de Estudos sobre Conflitos Internacionais (GECI-PUC). Chefe do Departamento de Relações Internacionais da PUC-SP desde 2013.

Aprimoramento