Para Entender o Brasil Contemporâneo

Apresentação 

O Brasil tem vivido mudanças desafiadoras nos últimos anos. Tanto as instituições democráticas como o projeto de desenvolvimento social e econômico do país passam por uma prova de resistência inédita. Reina confusão na esfera pública e os consensos sociais construídos nas últimas décadas estão sendo reavaliados. As antigas respostas com legitimidade científica mostram sua limitação para a compreensão do momento atual. Como em toda época de crise andamos no fio da navalha entre a catástrofe e a chance da criação do novo. O presente curso pretende ser uma contribuição ao desafio de se reinventar uma nova maneira de se pensar e compreender o Brasil. Afinal, uma nova prática social só é possível quando percebemos o mundo de modo também novo. Os seres humanos são “animais que se auto interpretam”, o que implica que todo comportamento é fruto de um trabalho interpretativo anterior, quer tenhamos consciência disso ou não.

 

O presente curso pretende ser uma contribuição ao desafio de reinventar uma nova maneira de pensar e compreender o Brasil, de modo a permitir novas práticas sociais. Para tanto, o curso promoverá mediante exposição, análise e crítica a desconstrução de certos conceitos sociais que serviram para empobrecer o debate acerca dos principais problemas do Brasil moderno, em especial a desigualdade.

O curso pretende demonstrar que a legitimação da desigualdade no Brasil contemporâneo não está relacionada a reprodução de um passado longínquo, seja da escravidão ou do “mal de origem” português, fonte do suposto “jeitinho brasileiro” pré-moderno, mas a certas interpretações sociais e econômicas “fetichistas” reinantes que insistem em transformar a corrupção política em nosso problema central.

Objetivo

O Brasil tem vivido mudanças desafiadoras nos últimos anos. Tanto as instituições democráticas como o projeto de desenvolvimento social e econômico do país estão passando por uma prova de resistência inédita. Reina confusão na esfera pública e consensos sociais construídos nas últimas décadas estão sendo reavaliados. As antigas respostas com legitimidade científica mostram sua limitação para a compreensão do momento atual. Como em toda época de crise andamos no fio da navalha entre a catástrofe e a chance da criação do novo. O presente curso pretende ser uma contribuição ao desafio de se reinventar uma nova maneira de se pensar e compreender o Brasil. Afinal, uma nova prática social só é possível quando percebemos o mundo de modo também novo. Os seres humanos são “animais que se auto interpretam”, o que implica que todo comportamento é fruto de um trabalho interpretativo anterior quer tenhamos consciência disso ou não. 

O curso pretende desenvolver dois eixos temáticos inter-relacionados. São eles a reconstrução de uma nova perspectiva histórica e a compreensão da formação das classes sociais e sua dinâmica. Esses dois eixos temáticos pretendem fornecer uma visão abrangente do nosso presente para que não nos percamos no conhecimento superficial e fragmentado.

Público-Alvo

O público é amplo na medida em que o curso reflete tema de interesse geral para todos os cidadãos. O requisito mínimo é o de estar cursando um curso universitário ou ser egresso de cursos universitários sequenciais. Casos específicos podem ser avaliados pelos coordenadores. 

 

Professora em Destaque

Prof. Dr. Jessé Souza

Possui graduação em Direito pela Universidade de Brasília (1981), mestrado em Sociologia pela Universidade de Brasília (1986), doutorado em Sociologia pela Karl Ruprecht Universität Heidelberg, Alemanha (1991), pós doutorado em filosofia e psicanálise na New School for Social research de Nova Iorque, EUA (1994-1995) e livre docência em sociologia pela Universität Flensburg, Alemanha (2006). Realizou diversos estágios pós-doutorais e, como Professor visitante, na Universität Bremen, Alemanha (1999-2000). Escreveu como autor e organizador 27 livros além de mais de 100 artigos e capítulos de livros em diversas línguas, sobre teoria social, pensamento social brasileiro e estudos teórico/empíricos sobre desigualdade e classes sociais no Brasil contemporâneo. É Professor titular da UFABC (Universidade Federal do ABC). Mais recentemente publicou os livros; A tolice da inteligência brasileira, em 2015, e A radiografia do golpe em 2016, ambos pela editora Leya. Em 2017 publicou Inequality in capitalist Soceties pela editora Routledge, em co-autoria com Boike Rehbein e Surinder Jodkha e A elite do atraso: da escravidão a lava jato.

Corpo Docente 

Se você deseja obter informações sobre os professores, clique no nome desejado para acessar seu Currículo Lattes.

Prof. Dr. Silvio Luis Ferreira da Rocha

Prof. Dr. Jessé Souza

Prof. Dr. Reginaldo Nasser

Prof. Dr. Ladislas Dowbor / PUC-SP

Inscrição 

 

1.       Inscrição: após o cadastro de sua inscrição no Portal de Inscrições, serão gerados automaticamente um boleto e um comprovante de inscrição. Uma mensagem de confirmação será enviada para o seu endereço eletrônico.

2.       Procedimentos de Matrícula: tão logo efetue o pagamento da inscrição, você receberá um segundo e-mail com o link de acesso ao Portal Educacional onde será gerado o boleto com a primeira parcela do plano de pagamento e o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais para a celebração.

3.       Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno, deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@pucsp.br e  entregue pessoalmente nesse mesmo setor.

4.       Efetivação de matrícula: após o pagamento da primeira parcela do plano e o aceite nos Termos e Condições do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, sua matrícula será efetivada.
Uma vez efetivada a matrícula você receberá as informações de acesso ao Portal Acadêmico do Aluno da PUC-SP no endereço eletrônico cadastrado.

PUC-SP – Campus Vila Mariana - COGEAE

R$ 80,00 - Não há devolução da taxa de inscrição.

Para saber o valor total do curso, consulte a aba Investimento, no menu vertical esquerdo, ressaltando que o valor está sujeito a reajustes nos termos da Lei 9.870/99.

Documentos

  • Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
  • Cópia autenticada do Diploma de Graduação para graduados e cópia autenticada do Histórico Escolar para graduandos 
  • 1 foto 3x4 recente

Os documentos deverão ser anexados através do menu "Enviar Documentos" no Portal de Inscrições, no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições. (Você poderá verificar os documentos pendentes no menu "Doc. Pendentes" no Portal de Inscrições)

A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.

Caso o curso não se viabilize, você será avisado (a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, a taxa de inscrição e matrícula serão devolvidas.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: http://inscricaocogeae@pucsp.br

 

Estrutura Didática 

O curso seguirá o método expositivo-analítico-histórico-dialético-crítico. Será ministrado por meio de aula presencial, com a possibilidade do uso de tecnologias de informação e comunicação que viabilizem também sua transmissão a distância.

Módulo - Perspectiva Histórica e Classes Sociais (32 horas)

  • A reconstrução da perspectiva histórica;
  • As classes sociais e a dinâmica moral da vida política.

Módulo - Política e Capital Financeiro (32 horas)

  • Política, mídia e a transformação estrutural do espaço público no Brasil;
  • A compreensão do capital financeiro e de sua lógica de expansão planetária.           
Duração 
32 horas para cada módulo
Turmas e Horários 

Módulo: Perspectiva Histórica e Classes Sociais – 32 horas


Início: 16 de abril de 2018

Término: 11 de junho de 2018

Dia da semana: segunda-feira

Horário: das 18h30 às 22h30

Local 

Vila Mariana - Cogeae

Rua Afonso Celso, 671/711
Vila Mariana - São Paulo/SP
CEP: 01303-050

Atendimento ao aluno no Campus Consolação

Unidade COGEAE

Rua da Consolação, 881 - Consolação - São Paulo/SP
CEP: 01301-000
Telefone: (11) 3124-9600
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h30, e   aos sábados, das 8h às 12h30
Central de atendimento telefônico: de segunda a sexta-feira, das 9h às   19h, e aos sábados, das 8h às 13h


 

Categoria 
Extensão
Situação 
Aguarde informações
Áreas de conhecimento 
Investimento 

Investimento total no curso

  • Aguarde informações.

Conecte-se à PUC-SP