Curso de Extensão com abordagem dos princípios teóricos da Linguística Textual, aplicados à revisão de texto, com o objetivo de aperfeiçoar as competências e habilidades dos participantes para lidar com novos desafios que as teorias gramaticais tradicionais não dão conta de resolver.

Proporcionar, aos participantes, a partir dos pressupostos teóricos da Linguística Textual, reflexão teórica e atividades práticas sobre o trabalho com a revisão de textos, considerando os conceitos da gramática normativa, as várias concepções de revisão de texto, associadas aos diferentes conceitos de texto, e os critérios e procedimentos gramaticais e textuais.

• Categoria: Extensão

Profissionais do texto, pesquisadores, estudantes de graduação ou interessados pela revisão de textos.

• Local: Campus Consolação - Unidade COGEAE, Campus Perdizes - Cogeae
  • INSCREVA-SEna lista de interesse

Prof. Dr. João Hilton Sayeg de Siqueira

Graduado em Letras Português pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1973), Mestre em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1980), Doutor em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1986), Doctor Honoris Causa de Iberoamerica pelo Consejo Iberoamericano en Honor a la Calidade Educativa, instituição chancelada pela Cátedra UNESCO (2007), Pós-Doutorado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, programa chancelado pela Cátedra UNESCO (2011-2012) . Atualmente, é professor titular do Programa de Estudos Pós-graduados em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Coordenador do curso de Letras: Língua Portuguesa da PUC-SP e membro da Comissão Nacional do Instituto Internacional da Língua Portuguesa . Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: teorias sociais de linguagem, discurso, texto, leitura, redação, ensino da língua portuguesa. Líder do grupo de pesquisa, certificado pelo CNPq: Leitura, discurso e mídia (LeDiMi) (Texto informado pelo autor)