Produção de Textos Acadêmicos

Apresentação 

O curso de extensão Produção de Textos Acadêmicos oferece resposta inovadora para pesquisadores, alunos e professores que buscam enfrentar os desafios inerentes à produção de textos acadêmicos. Seu diferencial está centrado no conteúdo e metodologia voltados para os interesses específicos dos participantes, com base nas contribuições da linguística textual e da análise do discurso, aí enfatizados os gêneros discursivos. As questões gramaticais serão abordadas a partir da produção de textos e/ou das dúvidas apresentadas no atendimento online.

Objetivo

Expor os participantes a diferentes gêneros de produção acadêmica; capacitá-los a mobilizar recursos linguístico-discursivos adequados à produção desses gêneros.

Público Alvo

Alunos da graduação e da pós-graduação, professores, pesquisadores de todas as áreas do conhecimento com necessidades específicas: elaboração de resumos, resenhas, artigos, monografias, projetos de pesquisa e apresentação de trabalho em congresso.

Professor em Destaque

Profa. Dr. Vívian Cristina Rio Stella

Graduada e doutora em Linguística pela Unicamp. Pós-doutoranda do grupo Atelier Linguagem e Trabalho (CNPq), do LAEL, PUC-SP e membro do Grupo de Estudos Linguagem, Enunciação e Trabalho da ANPOLL. Tem experiência de ensino na graduação, na pós-graduação lato sensu e em extensão universitária: no curso de extensão “Ler e escrever: redação acadêmica” na Unicamp desde 2011; em disciplinas de graduação na Uniancheta e em disciplinas de MBA da Integração Escola de Negócios e da Aberje. Ministra cursos e workshops na Casa do Saber, na Aberje, na Atingire e na Integração Escola de Negócios. Participa de congressos nacionais e internacionais e publica artigos em revistas especializadas em divulgação acadêmica. Tem organizado simpósios em congressos como ABRALIN e SIGET sobre o letramento acadêmico. Desenvolve materiais didáticos para treinamentos e mantém um blog com artigos e dicas relacionados à comunicação empresarial, carreira, educação de adultos e liderança (http://vrscursos.com.br/blog/).

Corpo Docente 

COORDENAÇÃO

Profa. Dra. Maria Cecília Perez Souza-e-Silva

PROFESSORA

Profa. Dra. Vívian Cristina Rio Stella

Sujeito a alterações.

Se você deseja obter informações sobre algum professor, clique em Plataforma Lattes, vá em Buscar/Buscar Currículos e digite o nome completo do professor cujo currículo deseja consultar.

Inscrição 
  1. Inscrição: após o cadastro de sua inscrição no Portal de Inscrições, serão gerados automaticamente um boleto e um comprovante de inscrição. Uma mensagem de confirmação será enviada para o seu endereço eletrônico.
  2. Procedimentos de Matrícula: tão logo efetue o pagamento da inscrição, você receberá um segundo e-mail com o link de acesso ao Portal Educacional onde será gerado o boleto com a primeira parcela do plano de pagamento e o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais para a celebração.
  3.  Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno, deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@pucsp.br e  entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
  4. Efetivação de matrícula:após o pagamento da primeira parcela do plano e o aceite nos Termos e Condições do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, sua matrícula será efetivada.
    Uma vez efetivada a matrícula você receberá as informações de acesso ao Portal Acadêmico do Aluno da PUC-SP no endereço eletrônico cadastrado.

PUC-SP - Campus Consolação

Faça sua inscrição

 

TAXA DE INSCRIÇÃO

  • R$ 80,00
  • Não há devolução da taxa de inscrição.

Para saber o valor total do curso, consulte a aba Investimento, no menu vertical esquerdo, ressaltando que o valor está sujeito a reajustes nos termos da Lei 9.870/99.
 

Documentos

  • Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
  • Cópia autenticada do Diploma de Graduação para graduados e cópia autenticada do Histórico Escolar para graduandos 
  • 1 foto 3x4 recente

Os documentos deverão ser anexados através do menu "Enviar Documentos" no Portal de Inscrições, no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade  dos documentos anexados no Portal de Inscrições.

  •  (Você poderá verificar os documentos pendentes no menu "Doc. Pendentes" no Portal de Inscrições)
  • A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.

Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, a taxa de inscrição e matrícula serão devolvidas.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaocogeae@pucsp.br

 

Estrutura Didática 

Carga Horária

48 horas, sendo 32 horas presenciais e 16 horas a distância.

Unidade I

Normas e práticas pertinentes à produção do discurso acadêmico.

Unidade II

Os gêneros do discurso - dispositivos de comunicação verbal sócio-históricos submetidos às seguintes coerções: uma finalidade reconhecida; o estatuto de parceiros legítimos; o lugar e o momento legítimos; um suporte material; uma organização textual; recursos linguísticos específicos.

Unidade III

Procedimentos de coesão/coerência.

Unidade IV

A elaboração de resumos - o processo de sumarizar:

  • Mecanismos de apagamento, redução e reformulação (parafrasagem);
  • A nominalização e a construção passiva;
  • O autor / o destinatário;
  • Esferas e modos de circulação.

Unidade V

A produção de resenhas acadêmicas - o espaço da criticidade:

  • Aspectos descritivos/comentários;
  • Progressão temática;
  • Pessoas do discurso;
  • Polifonia: a inserção de vozes;
  • Modalização e tempo verbais.

Unidade VI

Projeto de pesquisa – as escolhas do pesquisador:

  • Constituintes de um projeto de pesquisa/monografia;
  • Justificativas;
  • Objetivos;
  • Fundamentação teórica;
  • Procedimentos metodológicos;
  • Cronograma;
  • Bibliografia.

Unidade VII

O gênero artigo científico – a divulgação da pesquisa:

  • Definição do tema e seleção dos tópicos;
  • Adequação a revista/periódicos a que o texto será submetido.
Duração 
48 horas
Turmas e Horários 

Início: 10 de março de 2018
Término:26 de maio de 2018
Dias da semana: sábado
Horário: das 9h às 12h

Carga horária: 48 horas (32 horas presenciais + 16 horas Online)

Local 

Campus Consolação - Unidade COGEAE


Rua da Consolação, 881
Consolação - São Paulo/SP
CEP: 01301-000

Atendimento no Campus Consolação - Unidade COGEAE 

Rua da Consolação, 881 - Consolação - São Paulo/SP
CEP: 01301-000
Telefone: (11) 3124-9600
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h30, e  aos sábados, das 8h às 12h30
Central de atendimento telefônico: de segunda a sexta-feira, das 9h às   19h, e aos sábados, das 8h às 13h


 

Categoria 
Extensão
Situação 
Matrículas abertas
Áreas de conhecimento 
Investimento 

Investimento total no curso:

Matriculas até 22/12/17
Matrícula de R$ 555,40 + 4 mensalidades de R$ 555,40 (Fevereiro a Maio)

Matriculas de 23/12/17 até 22/01/18
Matrícula de R$ 555,40 +  4 mensalidades de R$ 555,40 (Fevereiro a Maio)

Matriculas de 23/01/17 até 22/02/18
Matrícula de R$ 694,25 + 3 mensalidades de R$ 694,25 (Março a Maio)

Matriculas de 23/02/17 até 22/03/18
Matrícula de R$ 925,67 + 2 mensalidades de R$ 925,67 (Abril a Maio)

Matriculas de 23/03/17 até 22/04/18
Matrícula de R$ 1.388,50 + 1 mensalidades de R$ 1.388,50 (Maio)

Matriculas de 23/04/17 até 22/05/18
Matrícula de R$ 2.777,00

Se você faz parte da rede Colaboradores, após a conclusão de sua inscrição entre em contato conosco de 2ª a 6ª feira das 9h às 18h pelo telefone (11) 3124-9628 ou pelo e-mail: relacionamentocogeae@pucsp.br. Os documentos necessários para a concessão do desconto são: Carta Colaboradores, disponível no site https://colaboradores.com.br/ e Declaração de Vínculo de sua Empresa atualizada.

Conecte-se à PUC-SP