Curso Projetos Colaborativos Baseados em Tecnologia Digital visa a contribuir para a formação de profissionais capacitados para atuarem dentro de parâmetros colaborativos, apoiados nas mais novas tecnologias em ambiente digital. Para tanto, aborda os vários aspectos ligados a uma concepção de economia fundada na cooperação, envolvendo tanto os que atuam em organizações interessadas em implantar processos colaborativos quanto os que são independentes, bem como membros de pequenos negócios inovadores e grupos com projetos culturais e/ou de comunicação.

O embasamento teórico e prático tem sempre como cenário contextualizador os aspectos tecnológicos capazes de fundamentar a atuação dos interessados em projetos de pequeno, médio e grande porte com características colaborativas. O curso utiliza o conceito de processo de criação em rede como base para tornar o aluno apto a atuar em diferentes áreas, em uma visão que já é parcialmente adotada pelas instituições mais inovadoras. Com caráter interdisciplinar, cruza reflexões das áreas de Comunicação, Tecnologia e Economia Criativa.

Capacitar os participantes para atuação na concepção, no desenvolvimento, na implementação, no gerenciamento e na avaliação de projetos que envolvem modos de produção e consumo colaborativos, com possibilidade de atuação em projetos de pequeno, médio e grande porte, na esfera pública e privada.

Profa. Ms. Mirian Aparecida Meliani Nunes

Mestre e Doutoranda em Comunicação no Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica da PUC/SP. Graduação em Comunicação Social/Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991). Graduação em História pela FFLCH da Universidade de São Paulo (1997). Larga experiência na área de Comunicação, com ênfase em gestão, edição, criação e redação. Experiência nas áreas de reportagem, roteirização e produção completa de publicações como jornais e revistas, além de conteúdo para web. Elaboração e implantação de projetos, condução de eventos, mediação de debates e palestras. Estudos nas áreas de redes sociais digitais, narrativas digitais, cibercultura e processos de comunicação. Docente no curso de Pós-graduação Lato Sensu em Jornalismo Digital da ESPM no 1º semestre de 2015. Docente nos cursos de extensão universitária Redes Sociais, Colaboração e Mobilidade e Criatividade e Inovação nos Negócios, ambos na Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão - Cogeae da PUC/SP. Professora dos cursos de Jornalismo, Rádio, TV e Internet e Jogos Digitais da Universidade Cruzeiro do Sul. Professora do curso de Pós-graduação em Moda, Comunicação e Cultura do Centro Universitário Belas Artes. (Texto informado pelo autor)

Aprimoramento