A tecnologia de Realidade Virtual já é considerada, por muitos pesquisadores, como a próxima plataforma computacional. Mais do que um termo hype ou buzzword, realidade virtual é um tema que vem sendo estudado e pesquisado há décadas, mas que só atingiu o seu nível satisfatório com o aumento da capacidade de processamento gráfico e lançamento de tecnologias como Google Cardboard, HTC Vive e Oculus Rift, o que vem criando novas abordagens para se pensar imersão e interação.

Imersão em realidade virtual é comumente usado em concordância com o conceito de imersão espacial, ou seja, a percepção de presença em um mundo não-físico, que é atingida por meio de estímulos de imagens, vídeos, animações, sons e outros aspectos de interatividade. O usuário pode navegar por um ambiente virtual e ter uma visão em 360 graus, visualizando e ouvindo a todos os elementos do mundo virtual como um espaço autêntico, o que cria um “sentido de presença” para o usuário. O curso tem como objetivo apresentar aos participantes os conceitos básicos, ferramentas e tecnologias para se trabalhar em projetos de Realidade Virtual na prática, investigando e explorando as potencialidades da realidade virtual, suas limitações e seus fluxos de interação.

Apresentar conceitos e fundamentos de Realidade Virtual e direcionar para o uso e implementações práticas das tecnologias que fazem parte desta abordagem. Os objetivos específicos: preparar o participante para conhecer os conceitos básicos de Realidade Virtual, identificar as potencialidades das tecnologias atuais de Realidade Virtual, desenvolver experiências de Realidade Virtual para o Google Cardboard / Daydream, conhecer as funcionalidades do HTC Vive, conhecer os conceitos e aplicações de vídeo 360º na Web e conhecer as melhores práticas de usabilidade para projetos de Realidade Virtual.

Prof. Dr. Diogo Cortiz da Silva

Diogo Cortiz é Doutor e Mestre pelo Programa de Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com Doutorado Sanduíche pela Universite Paris I - Pantheon-Sorbonne, MBA em Economia Internacional pela Universidade de São Paulo e Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade Mackenzie. Realizou estágio de pós-doutorado sobre Realidade Virtual no Laboratório de Inteligência Artificial e Computação Criativa da Universidad de Salamanca, Espanha. Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde atua nos cursos nas áreas de comunicação e ciências exatas. Foi o proponente do curso de Bacharelado em Design - Linha de formação: Design de Interação da PUC-SP. Possui pesquisas nas áreas de Realidade Virtual e Aumentada, Jogos e processos de storytelling. Também é líder de projetos no W3C, onde trabalha com padrões e tecnologias emergentes, como blockchain, Vídeo 360º e Realidade Virtual na Web. (Texto informado pelo autor)

Aprimoramento