Apresentação

A tecnologia de Realidade Virtual já é considerada, por muitos pesquisadores, como a próxima plataforma computacional. Mais do que um termo hype ou buzzword, realidade virtual é um tema que vem sendo estudado e pesquisado há décadas, mas que só atingiu o seu nível satisfatório com o aumento da capacidade de processamento gráfico e lançamento de tecnologias como Google Cardboard, HTC Vive e Oculus Rift, o que vem criando novas abordagens para se pensar imersão e interação.

Imersão em realidade virtual é comumente usado em concordância com o conceito de imersão espacial, ou seja, a percepção de presença em um mundo não-físico, que é atingida por meio de estímulos de imagens, vídeos, animações, sons e outros aspectos de interatividade. O usuário pode navegar por um ambiente virtual e ter uma visão em 360 graus, visualizando e ouvindo a todos os elementos do mundo virtual como um espaço autêntico, o que cria um “sentido de presença” para o usuário. O curso tem como objetivo apresentar aos participantes os conceitos básicos, ferramentas e tecnologias para se trabalhar em projetos de Realidade Virtual na prática, investigando e explorando as potencialidades da realidade virtual, suas limitações e seus fluxos de interação.

 


Objetivos

Apresentar conceitos e fundamentos de Realidade Virtual e direcionar para o uso e implementações práticas das tecnologias que fazem parte desta abordagem. Os objetivos específicos: preparar o participante para conhecer os conceitos básicos de Realidade Virtual, identificar as potencialidades das tecnologias atuais de Realidade Virtual, desenvolver experiências de Realidade Virtual para o Google Cardboard / Daydream, conhecer as funcionalidades do HTC Vive, conhecer os conceitos e aplicações de vídeo 360º na Web e conhecer as melhores práticas de usabilidade para projetos de Realidade Virtual.


Professor em Destaque

Prof. Dr. Diogo Cortiz da Silva

Diogo Cortiz é Doutor e Mestre pelo Programa de Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com Doutorado Sanduíche pela Universite Paris I - Pantheon-Sorbonne, MBA em Economia Internacional pela Universidade de São Paulo e Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade Mackenzie. Realizou estágio de pós-doutorado sobre Realidade Virtual no Laboratório de Inteligência Artificial e Computação Criativa da Universidad de Salamanca, Espanha. Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde atua nos cursos nas áreas de comunicação e ciências exatas. Foi o proponente do curso de Bacharelado em Design - Linha de formação: Design de Interação da PUC-SP. Possui pesquisas nas áreas de Realidade Virtual e Aumentada, Jogos e processos de storytelling. Também é líder de projetos no W3C, onde trabalha com padrões e tecnologias emergentes, como blockchain, Vídeo 360º e Realidade Virtual na Web. (Texto informado pelo autor)

Saiba Mais

Cursos relacionados com inscrições abertas

Especialização
Aprimoramento
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Extensão, Curso Online
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Extensão, Curso Online
Menu
Educação
Continuada
J.PUC-SP
Sou PUC