Apresentação

Pesquisas já apontam dificuldades de graduandos e pós-graduandos na confecção de gêneros acadêmicos em inglês, principalmente com relação à escolha adequada no âmbito da lexico-gramática. O curso Textos acadêmicos em língua inglesa: produzindo “Research Articles” tem como objetivo possibilitar a produção escrita de textos acadêmicos a partir dos pressupostos teóricos da Linguística Textual e da Teoria de Gêneros de base Sistêmico-Funcional. Visa proporcionar aos alunos reflexão sobre a relação texto x contexto, abordando a escrita como processo, buscando salientar os elementos linguísticos característicos de um dos estágios que compõem o gênero: “Research Article”. Os trabalhos com os alunos explorarão a análise e uso de recursos léxico-gramaticais e coesivos na atividade de escrita acadêmica com o intuito de desenvolver a autonomia dos participantes para que planejem seus próprios textos.

O curso será importante para alunos de graduação e de pós-graduação, professores de língua inglesa e demais interessados que tenham necessidade de produzir textos em diferentes níveis acadêmicos, participar de congressos internacionais e de publicar suas pesquisas em revistas acadêmicas internacionais. Acredita-se que a discussão de aspectos relativos à produção de artigos acadêmicos ajudará a desenvolver a consciência dos alunos quanto ao uso da língua inglesa nesses textos. 


Objetivos

O curso tem como objetivo geral possibilitar a produção escrita de textos acadêmicos a partir dos pressupostos teóricos da Linguística Textual e da Teoria de Gêneros de base Sistêmico-Funcional. 


Professor em Destaque

Célia Maria Macêdo de Macedo

Mestre em Linguística e TEFL pela Ball State University, Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pós-doutora pela mesma universidade. É Professora Associada aposentada pela Universidade Federal do Pará. Exerceu atividades como coordenadora e professora do curso de inglês instrumental a distância. Atua como professora de cursos a distância oferecidos pela COGEAE/PUCSP. Em sua atual pesquisa, descreve as características léxico-gramaticais e discursivas dos principais gêneros acadêmicos em inglês e português.

Professor em Destaque

Profa. Solange Maria Sanches Gervai

É Mestre e Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora titular da Universidade Paulista (UNIP), onde ministra aulas de Linguística, entre outras disciplinas da área de ensino e aprendizagem de línguas materna e estrangeira e formação de professores. É coordenadora do curso de Letras do campus de Alphaville, São Paulo, onde também exerce a função de ouvidora. É líder do grupo de pesquisa Multiletramentos na Formação Contínua de Educadores, com a pesquisa ?Os multiletramentos e a aprendizagem de língua estrangeira na escola: uma perspectiva crítico-colaborativa". Atua como professora e designer de cursos a distância de pós-graduação, ofertados pela COGEAE/PUCSP e pela Universidade Paulista. Colabora como parecerista da DELTA, Revista de Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, publicada pela PUCSP e também atua como parecerista da revista científica Scitis da UNIP Interativa . (Texto informado pelo autor)

Saiba Mais

Cursos relacionados com inscrições abertas

Especialização
Aprimoramento
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Extensão, Curso Online
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Extensão, Curso Online
Menu
Educação
Continuada
J.PUC-SP
Sou PUC