Pesquisas já apontam dificuldades de graduandos e pós-graduandos na confecção de gêneros acadêmicos em inglês, principalmente com relação à escolha adequada no âmbito da lexico-gramática. O curso Textos acadêmicos em língua inglesa: produzindo “Research Articles” tem como objetivo possibilitar a produção escrita de textos acadêmicos a partir dos pressupostos teóricos da Linguística Textual e da Teoria de Gêneros de base Sistêmico-Funcional. Visa proporcionar aos alunos reflexão sobre a relação texto x contexto, abordando a escrita como processo, buscando salientar os elementos linguísticos característicos de um dos estágios que compõem o gênero: “Research Article”. Os trabalhos com os alunos explorarão a análise e uso de recursos léxico-gramaticais e coesivos na atividade de escrita acadêmica com o intuito de desenvolver a autonomia dos participantes para que planejem seus próprios textos.

O curso será importante para alunos de graduação e de pós-graduação, professores de língua inglesa e demais interessados que tenham necessidade de produzir textos em diferentes níveis acadêmicos, participar de congressos internacionais e de publicar suas pesquisas em revistas acadêmicas internacionais. Acredita-se que a discussão de aspectos relativos à produção de artigos acadêmicos ajudará a desenvolver a consciência dos alunos quanto ao uso da língua inglesa nesses textos.

O curso tem como objetivo geral possibilitar a produção escrita de textos acadêmicos a partir dos pressupostos teóricos da Linguística Textual e da Teoria de Gêneros de base Sistêmico-Funcional.

Célia Maria Macêdo de Macedo

Mestre em Linguística e TEFL pela Ball State University, Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pós-doutora pela mesma universidade. É Professora Associada aposentada pela Universidade Federal do Pará. Exerceu atividades como coordenadora e professora do curso de inglês instrumental a distância. Atua como professora de cursos a distância oferecidos pela COGEAE/PUCSP. Em sua atual pesquisa, descreve as características léxico-gramaticais e discursivas dos principais gêneros acadêmicos em inglês e português.

Profa. Solange Maria Sanches Gervai

É Mestre e Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora titular da Universidade Paulista (UNIP), onde ministra aulas de Linguística, entre outras disciplinas da área de ensino e aprendizagem de línguas materna e estrangeira e formação de professores. É coordenadora do curso de Letras do campus de Alphaville, São Paulo, onde também exerce a função de ouvidora. É líder do grupo de pesquisa Multiletramentos na Formação Contínua de Educadores, com a pesquisa ?Os multiletramentos e a aprendizagem de língua estrangeira na escola: uma perspectiva crítico-colaborativa". Atua como professora e designer de cursos a distância de pós-graduação, ofertados pela COGEAE/PUCSP e pela Universidade Paulista. Colabora como parecerista da DELTA, Revista de Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, publicada pela PUCSP e também atua como parecerista da revista científica Scitis da UNIP Interativa . (Texto informado pelo autor)

Aprimoramento