Mestrado e Doutorado

Filosofia

Avaliação CAPES: Quadriênio 2013 a 2016 - Conceito 5 (Mestrado e Doutorado)
Mestrado, Doutorado

Breve Apresentação

O Curso de Filosofia da PUC-SP, na sua configuração atual, resulta da confluência, por assim dizer, de três trajetórias: a da Faculdade de São Bento, a da Faculdade "Sedes Sapientiae" e a da instituição da Universidade.

Em 1970 iniciam-se estudos para implantação da reforma universitária exigida por lei federal. Simultaneamente, decide-se a incorporação definitiva da Faculdade "Sedes Sapientiae" à Pontifícia Universidade Católica e, no começo da década, fundem-se então a Faculdade São Bento e a Faculdade "Sedes Sapientiae". Basicamente, é da reunião dos seus cursos de Letras e de Filosofia que nasce a nova Faculdade denominada "de Comunicação e Filosofia", cujas unidades constitutivas são os Departamentos, dentre eles o de Filosofia.

 

 

 

A Escola de Atenas - Raffaelo Sanzio
[Domínio Público]
via Wikimedia Commons

 

 


Linhas de Pesquisa

Compreende três linhas de pesquisa, que articulam o conjunto das atividades. São elas:

Linhas de pesquisa

I – História da Filosofia. A linha de pesquisa contempla o estudo da constituição histórica das doutrinas e dos problemas filosóficos e suas recepções; a análise dos eixos sistemáticos e temáticos no conjunto de uma obra filosófica, como também no seu contexto histórico-cultural ou numa linha diacrônica comparativa.

II – Teoria do Conhecimento. A linha de pesquisa propõe refletir sobre as condições de possibilidade do conhecimento humano em geral, tendo em conta os problemas de natureza epistemológica, ontológica e lógica dos sistemas filosóficos, no âmbito da filosofia da lógica, da filosofia da ciência, da filosofia da linguagem e da semiótica filosófica.

III – Filosofia das Ciências Humanas. A linha de pesquisa investiga a constituição histórica da filosofia e das ciências humanas; as relações recíprocas entre a filosofia e as ciências humanas à luz dos debates histórico-filosóficos e de problematizações temáticas; as questões e conceitos filosóficos clássicos retomados pelas ciências humanas e questões hermenêuticas e críticas.

Observação: O Colegiado do Programa poderá indicar novas linhas de pesquisa ou alterar as atuais, a partir de necessidades e interesses.

    Menu
    Pós-Graduação
    J.PUC-SP
    Sou PUC