Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Avaliação CAPES: Mestrado/Doutorado quadriênio 2013-2016, conceito 5
Mestrado, Doutorado

Breve Apresentação

O PEPG-LAEL tem por objetivo formar mestres e doutores que venham a se tornar pesquisadores de alta qualidade e docentes para o nível superior no campo interdisciplinar de Linguística Aplicada e dos Estudos da Linguagem em geral e, ainda, supervisionar pós-doutores que escolham o LAEL para desenvolver atividades de pós-doutorado na área de Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem. O ensino, a pesquisa e a extensão caracterizam-se pela diversificação e flexibilização da noção de Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem, de forma a possibilitar a intensificação de novas linhas deinvestigação e docência, que integram campos de saber sob a perspectiva da reflexão sobre o fenômeno da linguagem e suas formas de interação.

O LAEL dispõe de um website destinado exclusivamente aos alunos, com informações sobre planejamento acadêmico, produção discente, bolsas, pós-doutorado, representação discente, qualificação, entre outros.

Depoimentos de alunos e ex-alunos

Alunos e ex-alunos do mestrado e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da PUC-SP fizeram depoimentos sobre a qualidade e a importância do programa na sua formação.

Confira os depoimentos aqui.

Linhas de Pesquisa

As Linhas de Pesquisa do Programa concentram, hoje, quatro âmbitos principais de investigação e atuação, conforme sugerem suas designações:
  • Linguagem e Educação;
  • Linguagem e Trabalho;
  • Linguagem e Patologias de Linguagem;
  • Linguagem e Tecnologia.

Essas linhas, já consolidadas, desenvolvem-se em termos de pesquisa e de docência, como se pode observar nas disciplinas que constituem a grade curricular, nas dissertações e teses defendidas e em andamento, nos projetos, nos intercâmbios nacionais e internacionais, na produção discente e docente.