Secretaria Acadêmica

Secretaria Acadêmica

 

Processo Seletivo dos Programas de Estudos Pós-Graduados

As inscrições para o processo seletivo são realizadas semestralmente, conforme estabelecido pelo Calendário Geral da Universidade.

Datas para 2018:

• No 1º semestre – de 09 a 27 de abril de 2018 - para início no 2º semestre de 2018
• No 2º semestre – de 08 a 26 de outubro de 2018 - para início no 1º semestre de 2019

Informações para atendimento dos interessados

Telefones: (11) 3670.8526
E-mail: alunospos@pucsp.br
Horário de Atendimento:
de segunda a sexta-feira das 09h00 às 20h00
Secretaria Acadêmica da Pós-Graduação 

 

  Acompanhe as informações dos Processos Seletivos (Em andamento ou Encerrados)

 

 

Regulamento da Pós-Graduação


Regulamento da Pós Graduação - clique aqui
Aplicável a todos os estudantes dos PEPG, a partir de 02 de janeiro de 2014.

 

 

Formulários de Solicitações

  • Formulário de Reintegração de matrícula

    Para solicitar a Reintegração é necessário preencher o formulário e enviar para: alunospos@pucsp.br

  • Formulário de Orientação

    Excepcionalmente, os alunos do Programa de Direito, com status de trancamento do semestre, deverão apresentar o formulário devidamente preenchido e assinado pelo orientador e pela coordenação para renovação de matrícula.

  • Histórico Escolar

    Para requerer o Histórico Escolar é necessário acessar o Portal Acadêmico com seu RA e senha e solicitá-lo.
    Portal Acadêmico / histórico escolar

  • Desligamento

  • Atividades Programadas

    São consideradas atividades programadas, todas as atividades externas ao programa (Publicações, seminários, artigos etc.). Elas devem ser anexadas no respectivo formulário e encaminhadas ao Programa de Estudos que o aluno pertence.

As solicitações fora dos prazos estabelecidos no calendário da universidade referentes aos assuntos listados a seguir devem ser realizadas via Portal Acadêmico, no campo “solicitações”.

a) reabertura de matrícula
b) prorrogação de prazo de curso
c) trancamento de semestre
d) alteração de plano de estudos

 

 

Normas e Procedimentos para a Realização do Exame de Qualificação

a) cumprir o que está determinado no Ato da Pró-Reitora de Pós-Graduação nº 02/2014;
b) solicitar verificação de processo(veja aba) eletronicamente com no mínimo oito dias úteis de antecedência do agendamento do Exame de Qualificação;
c) verificar demais exigências específicas de cada Programa de Pós.

 

Normas/Procedimentos para o Depósito dos volumes de Dissertação/Tese e Defesa Pública

Prazo máximo e local de entrega dos volumes de Dissertação/ Tese:

29 de janeiro de 2018
(sem necessidade de efetuar matrícula para o 1º semestre de 2018)

24 de julho de 2018
(sem necessidade de efetuar matrícula para o 2º semestre de 2018)

Secretaria Acadêmica da Pós-Graduação
Rua Ministro Godói - 969 - 4º andar - Sala 4B-03 – Perdizes
CEP 05015-000 - São Paulo - SP

 

ATENÇÃO: leia cuidadosamente TODAS as informações a seguir:


ATENÇÃO: O ALUNO DEVERÁ:  

Obs.: para visualizar documentos em PDF é necessário oAdobe Acrobat Reader
 

  1. Solicitar a Verificação de processo - deverá ser solicitada, no mínimo, 8 dias úteis antes da data prevista para o depósito dos exemplares da dissertação/tese, pelo Portal Acadêmico https://portalacademico.pucsp.br.
     
  2. Apresentar Relatório de encaminhamento de dissertação/tese - preenchido e assinado pelo orientador, pela Coordenação do Programa e pela Direção de Faculdade (necessária a assinatura da Direção da Faculdade somente quando houver diminuição do intervalo de 40 dias entre a data do depósito e a data da defesa).
     
  3. Apresentar Termo de Autorização para a divulgação eletrônica do trabalho - preenchido e assinado. 
     
  4. Apresentar os 6 (seis) exemplares da dissertação, para o mestrado, e os 8 (oito)exemplares da tese, para o doutorado.
    • 4.1 - Um dos exemplares será destinado à Biblioteca da PUC-SP e deve estar impresso frente e verso. 
    • 4.2 - Todos os exemplares deverão ser encadernados em capa dura e na cor verde, para o mestrado, e vinho para o doutorado.
    • 4.3 - Todos os exemplares mencionados serão autenticados pelo funcionário do Setor de Dissertações e Teses da Secretaria Acadêmica, no momento do depósito, com carimbo e assinatura do funcionário responsável.
  5. Apresentar CD contendo o trabalho na extensão PDF ou word (idêntico ao impresso).

 

 

Verificação de Processo

Realizar a solicitação da verificação de processo pelo Portal Acadêmico https://portalacademico.pucsp.br

Clicar em solicitações > mestrado e doutorado – procedimentos > verificação de processo – mestrado e doutorado

A resposta será registrada no próprio Portal Acadêmico em até 7 dias úteis tanto quando se tratar de pedido para realização de Exame de Qualificação quanto para realização de depósito.

 

Perguntas Frequentes

1- O que devo fazer para regularizar a matrícula acadêmica fora de prazo?
Para regularizar a matrícula, é necessário observar atentamente os prazos estabelecidos no calendário acadêmico, comparecer à Secretaria Acadêmica da Pós-Graduação e, caso possua débitos, negociá-los junto à Universidade.

2- É permitido o trancamento de matrícula na Pós-Graduação Stricto Sensu(Mestrado/Doutorado)?
O trancamento é permitido ao aluno regularmente matriculado nos cursos de Mestrado e Doutorado, sendo um semestre letivo para o Mestrado e dois semestres letivos para o Doutorado. O ato de trancar não altera o prazo de curso. O aluno deverá obedecer ao período de solicitação do trancamento de matrícula no calendário acadêmico. O pedido de trancamento é válido apenas por um semestre, sendo necessária uma nova solicitação para o segundo trancamento, no caso de doutorado.

3- O que é Reintegração e como devo proceder?
A Reintegração é um procedimento para o aluno desligado da instituição obter retorno sem precisar realizar novo processo seletivo, desde que o motivo do desligamento se enquadre no artigo 47, inciso I do Regulamento da Pós-Graduação. O aluno deverá solicitar a reintegração por meio de formulário na Secretaria Acadêmica da Pós-Graduação no prazo estabelecido no calendário da universidade. A solicitação deve ser feita no semestre imediatamente posterior ao desligamento.

4- Não terminei o curso no prazo máximo estipulado pela Universidade. Posso pedir prorrogação?
A prorrogação de prazo poderá ser concedida excepcionalmente, depois de análise acadêmica, por apenas um semestre para o Mestrado e dois semestres consecutivos para o Doutorado. Obedeça ao período de solicitação para prorrogação de prazo de curso no calendário acadêmico.

5- Escolhi as disciplinas no programa (matrícula acadêmica). Estou matriculado?
Não. Você só efetiva a matrícula se e quando efetua o pagamento da 1ª parcela do semestre letivo: em janeiro, no caso do 1º semestre; em julho, no do 2º semestre.

6- Como devo retirar o boleto?
Você receberá pelo correio ou poderá retirar pelo Portal Acadêmico, com o seu RA e senha, acessando o menu “2ª via de boleto”.

7- Quando é realizado o Desligamento?
Ocorre o Desligamento em 2 (duas) situações:
A- o aluno formaliza o rompimento do vínculo com a Instituição via portal acadêmico;
B- a Instituição, sem aviso prévio, desliga o aluno quando ele não cumprir o Artigo 47 do Regulamento da Pós-Graduação.

8- Aluno de Pós-Graduação Stricto Sensu tem direito ao bilhete único?
Sim, desde que esteja regularmente matriculado. Basta solicitar via portal acadêmico.

9- Como faço para solicitar o Histórico Escolar?
Os alunos matriculados devem solicitar pelo Portal Acadêmico e retirar em 5 (cinco) dias úteis na Secretaria Acadêmica da Pós-Graduação.
Os alunos já titulados ou desligados devem solicitar enviando email para: alunospos@pucsp.br

10- Quero alterar ou incluir um orientador em minha matrícula. Existe um período para esse procedimento?
Sim. Tanto a inclusão quanto as alterações devem ser efetuadas no período de matrícula acadêmica, por meio de formulário específico, no qual deverá constar as assinaturas dos orientadores envolvidos e da Coordenação do Programa. Se, no ato da matrícula, o aluno se inscrever em orientação na turma de um docente que não seja efetivamente o seu orientador, posteriormente a secretaria cancelará essa inserção na turma inadequada e reconduzirá o aluno à turma do seu orientador.  

11- Como posso alterar a data de minha defesa?
É responsabilidade do orientador solicitar/ comunicar a alteração da defesa com antecedência mínima de 10 (dez) dias da nova data proposta, conforme Ato da Pró-Reitora de Pós-Graduação nº 05/2015.

12- Qual o prazo mínimo para realização do Exame de Qualificação?
Entre o Exame de Qualificação e o depósito da Dissertação/Tese deverá transcorrer, no mínimo, um período de 60 (sessenta) dias.

13- Realizei o depósito dos volumes. Até quando posso defender o trabalho?
A defesa deverá ser realizada no prazo máximo de 120 (cento e vinte) dias, a contar da data do depósito. Caso contrário, o aluno será desligado, conforme Artigo 47, inciso VII do Regulamento da Pós-Graduação.


Candidatos

1- Quero participar do processo seletivo para a Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado/Doutorado). Como devo proceder?
Para se inscrever no processo seletivo, o candidato deverá ter concluído curso superior reconhecido pelo MEC e observar o calendário acadêmico para saber o período de inscrição, que ocorre eletronicamente. Para outras informações, consulte o Programa de Estudos Pós-Graduados de seu interesse. 

2- Qual a duração do Mestrado e do Doutorado?
O Mestrado tem duração mínima de 18 (dezoito) meses e máxima de 30 (trinta) meses.
O Doutorado tem duração mínima de 30 (trinta) meses e máxima de 48 (quarenta e oito) meses.


Ex-alunos

1- Realizei minha defesa pública, o que preciso fazer para solicitar meus documentos?
O certificado de titulação e histórico escolar deverão ser solicitados via e-mail: alunospos@pucsp.br. O prazo para retirada é de 15 (quinze) dias úteis. O ex-aluno receberá um e-mail informando a disponibilidade dos documentos para retirada na Secretaria Acadêmica da Pós-Graduação.

O diploma é emitido automaticamente e a SAE-Diplomas informará quando estiver pronto para retirada. Caso queira o diploma diferenciado, entrar em contato com a SAE-Diplomas.

Entre em contato

Expediente da Secretaria Acadêmica de Pós-Graduação

  • E-mail: alunospos@pucsp.br
    Telefone: (11) 3670-8526
    Horário: de 2ª a 6ª feira das 9h00 às 20h00* Endereço: Rua Ministro Godói 969 - 4º andar - Sala 4B-03 - Perdizes - CEP 05015-000 - São Paulo - SP

    (*) Observar horários no período de plantão acadêmico
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